8 de out. de 2012

A imagem distorcida do Nordeste


E essa estupidez ainda recebeu retweet. Me diz se uma pessoa que não começa a frase com letra maiúscula, não bota acentos em palavras, não separa sílabas e não bota ponto final no fim da frase tem moral?

Fiz esse texto para tirar de mim (vulgo: desabafar) a raiva que tenho de alguns indivíduos quanto à parte Nordeste do país. Preconceito é uma coisa que sempre existiu e sempre vai existir enquanto a ignorância estiver dominando a mente de certas pessoas. Assim como achar que todos os negros/pobres/gays são marginais, incluir os nordestinos nessa lista infindável de conceitos pré-concebidos é de uma tamanha tolice.

A raiva começa quando eu vejo que alguns nomes internacionais nem sequer conhecem certos estados do Nordeste, mas a culpa não é deles, afinal, eu também conheço só 40% dos EUA, por exemplo. O problema está na divulgação que os representantes do país deixam de fazer em certas áreas do país. Mas antes que achem que eu estou dando indireta para certa banda (e eu estou), vou esclarecer logo: fiquei "P" da vida pelo fato de Linkin Park (minha banda favorita, eu acho) não pisar no Nordeste. Mas como eu disse antes, a culpa não é dos meus divos *momento fan girly*.

Na minha opinião, o que os estrangeiros buscam quando vêm ao Brasil, é praia e sol. Porque lá nos Estados Unidos (ou em outros países), as praias não são tão bonitas e o clima não é tão quente, então eles vêm se divertir com o que eles acham que é um sonho. E como eu moro aqui no Nordeste, confesso que - mesmo não gostando de praias - as paisagens são tão maravilhosas quanto as do Rio de Janeiro (muitos até comparam a orla de Boa Viagem - Recife - com a de Copacabana, ou sei lá qual).

E para piorar e alimentar a ignorância do povo, a imagem que os próprios brasileiros (e alguns nordestinos) criam do Nordeste é de miséria. Você pode notar que na maioria dos canais de televisão, quando vão mostrar alguma notícia sobre o Nordeste, só é tragédia, miséria e pobreza. Você sempre vê um sertão, pessoas passando fome, cactos, pessoas falando errado e forró. Isso é um equívoco, honestamente. Se você for à Recife, considerará uma das capitais mais bonitas do país, sério.

Sim, Recife tem paisagens de progresso. Inclusive, se você olhar a o horizonte por uma janela alta, verá aquela imagem de prédios altos amontoados estilo Nova York, com todas aquelas luzinhas. Também verá que perto da praia de Boa Viagem, lindos monumentos erguem-se servindo de ponto turístico para muitos alemães à noite. Verá que certas ruas são cercadas por água e pontes e que - muitos dizem - lembra Veneza, a famosa cidade da Itália. Mas não quero focar somente em Recife, já visitei quase todo o Nordeste (por causa do espírito aventureiro do meu pai) e posso lhe dizer que Fortaleza, Sergipe, Paraíba, entre outros estados, são estados tão bonitos quanto Rio de Janeiro, São Paulo ou Porto Alegre. E não é todo mundo que gosta de forró, se você pesquisar direito, pode ver que metade da população gosta de Rock ou ritmos alternativos de origem americana.

Mas nem todo mundo sabe - ou quer saber - disso. Para a maioria só existe sudeste e sul, essa imagem que criaram do Nordeste brasileiro é tão ignorante quanto dizer que na França só tem pessoas fedidas. E é por causa disso, que está faltando divulgação para certos nomes famosos, é por isso que nem todos vêm. E a Manuela aqui fica deprimida porque não pode pagar passagens para o sudeste para ver shows de Linkin Park e ir à convenções de Supernatural (minha série favorita).

Mas saibam que muitos nomes famosos já visitaram Recife (como a banda Iron Maiden, o ex-beatle Paul McCartney...) e ainda vão visitar, como é o exemplo de Evanescence (que é uma das minhas bandas favoritas) que fará um show em Recife nessa próxima quinta-feira e adivinha quem vai? Eeeeeeeeeeeeu! (Tô tão feliz *-------------------*) Inclusive estou contando os dias (se você me segue no Twitter, pode ver que meu nome está exibido como um contador de dias), e talvez registre aqui.

E você, o que acha do assunto?

17 comentários:

Unknown disse...

Adorei o seu ponto de vista e com cordo contigo. A imagem que eles fazem dos nordestinos é deprimente, é uma pena que muito de nós contribuímos para essa ignorância. Ma vale ressaltar que o nordeste tem cidades carentes, que necessitam de um olhar mais cuidadoso tanto pra educação e saúde mais na infra estrutura dela. Tenho orgulho de ser nordestina e espero fielmente que esta situação mude e que as pessoas/cidades carentes tenham uma ajuda e que nossos governantes façam o que é de obrigação deles.
E espero sinceramente que pessoas como essa Amanda tenha um pouco de educação um dia, pois ela é uma pessoa horrível, só tenho pena de pessoas assim.

Ah! E pra finalizar flor, também sou mega FÃ do Evanescence, pena que não vou poder ir, mas quero que curta bastante.

Beijos!

Manu Sampaio disse...

Realmente, muitas cidades precisam de atenção, mas assim como várias outras cidades de várias outras regiões do Brasil também precisam!
Ah, pode deixar que eu curtirei o show por você!

Beijos e obrigada pela visita!

Juju disse...

Que ridícula! Cadê a educação, moral, respeito, humildade, humanidade e a caridade das pessoas? Onde esse mundo vai parar? Fico triste em saber que ainda tem gente assim nesse mundo.

Nanda ^^ disse...

É estremamamente ridículo o que pensam do nordeste, assim como aqui tem preto, branco, índio, bonito, feio... tem em vários outros lugares do brasil! Sou pernambucana, e com muito orgulho!

~~> sweet-dreams-official.blogspot.com

Sofia disse...

Nossa, eu acho que nunca tinha parado para pensar nisso! E sabe, concordo com você. Eu nunca fui para o Nordeste e realmente quando aparece algo na TV, não é uma reportagem ou algo positivo, sei lá, algo bom. Pelo menos, eu não vi. Mas, gostei bastante do texto! Gosto do jeito que você desabafa, mostra seu ponto de vista. Sempre com assuntos interessantes e tudo mais, parabéns pelo blog Manu (se posso dizer assim rs)! E bom show :D Beijos

Elcimar Reis disse...

Como disse no texto que acabei de redigir... como podemos ser tão limitados?... Simplesmente o mundo de hoje se limita a ponto de se pegar crendo em situações e coisas que a mídia, que as pessoas sem conhecimento passam. O pior de tudo, é que os nordestino, assim como as loiras estão em milhões de piadas vulgares, o que ajuda ainda mais a difamação... ADOREI seu ponto de vista...

Um grande beijo e um abraço ainda maior, do seu querido leitor Acesso Permitido, tem um texto novo "Tão limitado!".. Como podemos ser tão limitados? Como podemos ser tão humanos? Como podemos ser tão nós? ... Entre pelo perfil ~*

Manu Sampaio disse...

Agradeço os elogios, Sofia! Fique bem-vinda para voltar no blog mais vezes!
Ah, e vou curtir o show!

Abraços e obrigada pela visita!

Viviane Magalhães disse...

amei o novo layout.

Pam :) disse...

Eu conheço algumas partes do Nordeste, e eu acho lindo o que conheço. Pobreza, por exemplo, tem aqui no Sudeste também. Gente ~estranha~? É só usar transporte publico que você também encontra.
Sobre os shows e convenções, creio eu que estejam concentradas nessa parte aqui porque são as cidades mais...movimentadas, talvez. O Brasil é um país novo ainda, um dia o Nordeste será tão conhecido quanto o Sudeste e o Sul :D
Beijos!

Unknown disse...

Concordo plenamente com o seu texto, acho que preconceito é péssimo seja de que tipo for! Do nordeste, por enquanto, eu só conheço Maceió e Recife, mas posso dizer que são cidades lindas (grandes!) e muito diferente da imagem que a televisão passa..
Mas aqui no sul a gente também sofre um certo preconceito, na verdade eu me irrito mesmo com os gringos que acham que Brasil é só praia, carnaval e samba (isso está loooonge de fazer parte da cultura do sul!)
Enfim.
Beijinhos, flor!

Ann
http://www.vinteepoucos.com.br

Giselle Santos disse...

As pessoas acreditam de mais no que a mídia passa!!
E não é só o nordeste que passa por preconceito, eu moro em Belo Horizonte e concerteza alguém já ouviu alguma piadinha de mineiro, pra muita gente mineiro é tudo roça, todo mundo curte sertanejo e fala tudo errado, e não é assim!!
E sabe o nordeste ta até bem na historia, meu pai é bahiano e eu sou apaixonada pela Bahia, eu conheço muita gente do sudeste que tem muita vontade de conhecer várias cidades do nordeste.
Mas já reparou como a região Norte do nosso país é esquecida??

Talita M. disse...

Mas é uma palhaçada mesmo! Eu infelizmente nunca fui ao Nordeste, mas minha família é do sertão do Ceará e tenho maior orgulho.

Mas a mídia tem culpa nisso também. Só focaliza nesse tipo de coisas que você citou no post. Exemplo: o encerramento das Olimpíadas com a apresentação do Brasil, teve malandro, mulheres com pouco roupa e samba. Como se o Brasil as pessoas só gostasse de samba, mulheres trabalham, estudam, vivem de pouca roupa e só tem malandros.

É uma imagem muito distorcida do Nordeste. Em questão de música, muitos que conheço de fã-sites de bandas de rock, quase 50% é do nordeste!

É isso! Beijos!

becky disse...

oooooi, Manu c:
Cara, fiquei com mta raiva dessa garota quando vi isso aí .-. Poxa, e ainda fala "dessa raça" puta que pariu u_u Eu tbm sou e moro no nordeste, mas nn é num lugar tão legal quanto Recife .-. Aqui é o tipo de lugar em que nenhum dos artistas q vc citou viria e tal, pq é bem fim de mundo msm. Mas nn significa q a gnt seja idiota e sujo. É claro q tem gente pobre, mas onde é q não tem? Sinceramente, eu tenho q fazer um curso ou alguma coisa do tipo pra começar a entender a sociedade. Enfim, é bom saber q tem uma blogueira nordestina pra me acompanhar :)
xo,
its-becky.blogspot.com

Anna Carollyne Oliveira disse...

Oi Manu, gostei da sua iniciativa de fazer um post sobre isso. Eu sou Paraibana, especificadamente de Campina (pertinho da capital). Tenho muito orgulho de ser daqui, e não sei se trocaria por uma São Paulo cheia de carros. É uma cidade pequena? Digamos que sim, mas exatamente hoje ela está fazendo 148 anos e por coincidência vim comentar sobre o post hoje rs. E claro que temos buracos, dificuldades o que toda cidade evoluída ou não teria. Temos muitas pessoas inteligentes nesse Nordeste como blogueiras mesmo, tipo você, a Candy do Trechy Teen, a Camila do Garotas Estúpidas que é aí de Pernambuco mesmo. Já conheci por aí, mas como faz um tempinho não me lembro tanto assim, mas posso dizer que Recife é uma cidade já bem desenvolvida. Ainda iremos calar a boca de muita gente, até dessa estúpida recalcada. Pra ela que não sabe, além das vírgulas faltas, raças não qualificam ou dão característica a ser humanos.

A mídia raramente contribuí quando se fala do Nordeste. É até preocupante. Pode ver, aquelas estórias de seca gigantesca passam até no Jornal Hoje, no Nacional que é em horário nobre. Agora eu quero ver sair que os estados do Nordeste possui belas praias, hotéis sem falar nem que seja de uma parcela da "pobreza". Ah, mas isso não significa que cantores irão deixar de vir, pelo contrário, Recife anda recebendo várias visitas não? Quando houve o show do Paul McCartney, passou no jornal daqui, minha mãe que ficou super afim de ir rs. Um beijo, e desculpe pelo comentário gigante :}

Anna || http://www.world-cutest.blogspot.com.br/

Gê Tavares disse...

Nossa,muito ridículo,tenho nojo de gente preconceituosa.
ótima atitude a sua!
É triste o fato desses artistas gringos só virem para SP e Rio,por que né Brasil só é SP e Rio. ¬¬


Luiza Grilli disse...

Demorei para passar por aqui no seu blog, mas sempre que lembro dou uma visitinha e deixo sempre minha marca por aqui de que li seus belos e críticos textos. E veja só, vi que já saiu 2!
Acompanhei seu twitter e inclusive vi suas fotos sobre ir no show do Evanescence. Não duvido que você estava super ansiosa, afinal eu também estaria.
Bom, voltando ao ponto principal do texto, eu achei aquele tweet sinceramente uma estupidez. Que pessoa mais preconceituosa e ainda toma coragem para deixar transparecer em rede social! Preconceito me enoja.
Ela twitta sobre algo que nem sabe direito, fala o que ouve sem ter certeza e eu tenho certeza que ela está errada. Você é um exemplo vivo de que o nordeste não chega a ser isso o que ela quis dizer.
Na moral? Eu daria um report.

Beijão!

PS: Tem razão. Ela não tem nem moral para falar inclusive para o que ela escreve, se nem escrever direito sabe.

becky disse...

Só uma coisa: onde São Paulo é bonito?

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.