25 de fev. de 2012

Timidez: Ajuda ou atrapalha?

221939_143179549088522_142604039146073_268482_1671562_n_large

Aposto que a sua resposta foi: atrapalha. Desde pequena eu sempre fui tímida. Sempre tive que aguentar falatórios como: "Tu não fala não?" "Como você é quietinha!" "Por que tu fala tão baixo?" e a minha resposta mental (isso mesmo, mental, eu nunca tive coragem de falar cara a cara) sempre foi "Eu nasci assim, não posso fazer nada" ou "Isso não sou eu que controlo". Principalmente quando aquelas garotas irritantes e populares falavam isso. E é verdade, isso você não controla. 

Timidez é quando você não gosta de falar em público e tem dificuldade para conhecer pessoas, mas quando você as conhece se solta geral. Muitas pessoas já disseram isso para mim: "Poxa, você tá falando muito hein?" ou algo do tipo. É que eu preciso conhecer a pessoa, se formar uma certa "afinidade" para poder me comportar normalmente. 

Mas claro, vendo de um lado isso atrapalha e muito. Porque muitas vezes você deixa de fazer amigos, fica muito nervosa quando é pra falar em público e etc. E até pode atrapalhar no futuro: trabalho, relacionamentos e etc. Mas o que fazer? Acho que isso não tem uma saída exata, você aprende a mudar com o passar dos anos e o melhor jeito é tentar controlar e lutar contra ela. Mas antes de você ficar se odiando e se culpando por causa da sua timidez, saiba que ela pode sim, ajudar.

A timidez pode ser uma virtude, basta você saber "usá-la". Um estudo mostrado na revista Época revelou que quem é tímido pode se sair melhor no estudo, em relacionamentos, na parte artística e etc. Porque temos mais concentração para se ocupar nisso do que em outras coisas que outras pessoas fazem. Notou que sempre quem é mais quieto expressa seus sentimentos em alguma arte? Foi assim com Einstein, Vincent Van Gogh e outros. É que as pessoas às vezes não têm alguém para desabafar e acabam desabafando em alguma coisa. É só se comparar à um ostra.

Ostra, como assim Manu, tá pirando? ahuahuahuahau 
É só uma metáfora: Quando a ostra vai produzir a pérola, um grão de areia entra e arranha seu interior, daí quando ela tenta expulsar, ela vai construindo uma pérola. Então é só pensar assim: Você precisa sofrer para produzir pérolas na sua vida. Na mesma revista mostra também que grandes nomes como Barack Obama (presidente dos EUA), Bill Gates (criador da Windows) e J.K. Rowlling (escritora de Harry Potter) eram assim e hoje estão no topo do sucesso e deixaram suas manias de lado. 

Enfim, dei todos esses exemplos para deixar alguma mensagem em sua cabeça: Mesmo sendo tímido(a), tente tirar uma vantagem disso, construa suas próprias pérolas.

1 comentários:

Unknown disse...

No começo do post tu escreveu ali que tem gente que não fala na cara. Eu falo! Eu era muito timida, agora não sou mais. Agora leio os textos em voz alta se pedirem e etc... Comverso com as pessoas que falam comigo. Mas antigamente eu fazia a careta do pestinha ou pimentinha (não lembro), mas é minha careta preferida. E fica ótimo para assustar as pessoas, claro que achavam que eu era anti social. Mas quando essas patricinhas nojentas viam falar alguma coisa eu respondia tipo: " A boca é minha eu abro quando eu quiser." "Vai se ferrar!" Simples assim, nunca fui de levar desaforo para casa, apesar de ser tímida. Me soltei um pouco desde o ano passado (só tenho 12 anos). Mas para mim não importa ser popular, e sair agitando a sala, e ter quinhentos amigos que não são verdadeiros. Estou feliz com a minha melhor amiga (que estuda comigo) E mais algumas outras amigas (que não estão na mesma sala de aula mas agente se ve no recreio). Desde que conhecia a minha melhor amiga não consigo me concentrar tanto nos estudos, igual a ano passado com minhas outras amigas (dai rodei). É que com suas amigas você perde a timidez. Minha timidez sempre foi assim: Medo de errar, não gostar de ter 100 amigos que não são verdadeiros e etc...Ate me perguntavam: "Tu é muda?" ou "Da um microfone pra ela." Tenho ódio mortal dessas pessoas. Bjs

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.