11 de fev. de 2012

O verdadeiro conto de fadas


   Quem nunca assistiu os filmes de princesas na Disney quando menor? Quem nunca se encantou com as histórias que mais pareciam ter saído de sonhos? Pois saiba que essas eram só as versões de Walter Disney para as criancinhas, pois as versões verdadeiras são mais realistas e mais, digamos, sombrias. 
   Essas obras não se tratavam de mocinhas que esperavam sofrendo pelo seu príncipe encantado e no final do nada conseguiam tê-lo. E sim, tratavam de mocinhas que tinham finais trágicos. Quer conferir os verdadeiros finais? Leia abaixo. 

♣♣♣

A BELA ADORMECIDA


O conto original de A Bela Adormecida (Belle au bois Dormant) foi escrito pelo francêsCharles Perrault em 1697 e depois ganhou uma versão dos alemães Irmãos Grimm (com o nome Little Brier-Rose).            
A jovem princesa adormece por causa de uma profecia, não de uma maldição; e não é o beijo do príncipe que a desperta: o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra. Depois de nove meses, nascem duas crianças (e ela continua dormindo). Uma das crianças chupa o dedo da mãe, retirando a peça de linho que fazia ela dormir. A princesa acorda para saber que foi estuprada e é mãe de gêmeos.
CINDERELA

Esse conto tem suas origens por volta do século I a.C, no qual a heroína de Strabo se chamava Rhodopis, não Cinderela. A história era muito parecida com a atual, com exceção dos sapatinhos de cristal e da abóbora. Porém, oculta por trás dessa linda história há a versão mais sinistra dos irmãos Grimm: nela, as irmãs de Cinderela cortam partes dos próprios pés para que eles caibam no sapato de cristal, querendo enganar o príncipe. Ele, então, é avisado por dois pombos, que bicam os olhos das irmãs. Elas passam o resto de suas vidas como mendigas cegas enquanto Cinderela vive no castelo do príncipe.

CHAPEUZINHO VERMELHO


 Na versão de 1889 de Charles Perrault, o conto termina com o lobo comendo Chapeuzinho. Não há caçador pra ajudar.
Já na versão de 1884, dos Irmãos Grimm, o caçador vai à casa da vovó, vê o lobo dormindo e então usa uma tesoura para abrir a barriga dele e tirar as duas de dentro. Antes que o lobo acorde, a Chapeuzinho enche sua barriga com pedras pesadas. Assim que ele acorda, tenta correr e não consegue por causa do peso, então, cai morto.

A PEQUENA SEREIA

No conto original de Hans Christian Andersen, Ariel vê o príncipe casar-se com outra e entra em desespero. Oferecem-lhe uma faca com a qual ela poderia matá-lo, mas, em vez disso, ela salta para o mar e morre ao voltar para a costa. Hans Christian Andersen modificou um pouco o final para amenizar a história. Na nova versão, ao invés de morrer na espuma da praia, ela se torna “filha do ar”, esperando ir para o céu. De qualquer forma, ela morre.

A BRANCA DE NEVE & OS SETE ANÕES

No conto original, a rainha pede o fígado e os pulmões de Branca de Neve, que serão servidos no jantar daquela noite! Também no original, a princesa acorda com o balanço do cavalo do príncipe, enquanto era levada para o castelo. Não há nada de beijo mágico. Ainda na versão dos irmãos Grimm, a rainha má é forçada, no final, a dançar até a morte usando sapatos de pedra, quentes como brasas.

JOÃO & MARIA

Numa versão francesa mais antiga (chamada As Crianças Perdidas), ao invés de uma bruxa, há um demônio, que também é enganado pelas crianças. Contudo, ele não cai na cilada e está prestes a colocá-los na guilhotina. As crianças fingem não saberem como entrar no instrumento e pedem para a esposa do demônio mostrar como se faz. Nesse momento, elas cortam seu pescoço e fogem.

♣♣♣

Notaram a diferença? Os contos de fadas antigamente eram escritos para adultos e não crianças, então os próprios Irmãos Grimm refizeram seus contos em 1812 intitulado Contos de Crianças e do lar e assim a Disney oculta o verdadeiro significado dos contos antigos.

O que achou?

2 comentários:

Thaís disse...

Nossa que isso quem diria como são os verdadeiros "contos de fadas"

Unknown disse...

Eu já sabia, e ainda tem uma serie que é muito legal. Que se chama Grimm, cada capitulo é uma historia. Só que eu acho que não tem as historias das princesas, quer dizer eu não vi todos os episodios mas os que eu vi era A familia urso, o lobo mau e não lembro. Na do lobo mal é diferente desse texto ai. Cada criatura na serie tem um nome e não me lembro o nome dos lobos, por que tem muito mais que um. Só que o Grimm conhece o bonzinho que ele acha que rapitou a garotinha de casaco vermelho. Dai o lobo bonzinho ajuda a encontrar o lobo que rapitou a garota de vermelho que tem uns 7 anos, ele levou ela para comer na casa dele. E no armario dele esta cheio de casacos vermelhos, ou seja ele comeu muitas outras crianças; Na historia ele não pode ver alguém de vermelho, não é só crianças. É bem legal a serie. E como eu disse antes, em cada episodio é uma historia.
Bjs

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.