12 de fev. de 2012

Erros ortográficos: O que mais me irrita

Tumblr_lza5b2uqum1qijksmo1_500_large

Uma das maiores coisas que eu me deparo nos blogs, são os erros ortográficos. O que eu acho um absurdo, afinal escrever num blog é como escrever um editorial, exige um bom português. Claro que você não precisa usar uma linguagem impecável, assim ninguém vai entender, mas use a norma correta, que é a norma padrão. E o pior que são coisas que você aprendeu na alfabetização não é mesmo?

Outra coisa que estraga é usar o internetês, como o "Pq" ao invés de porque, "Vc" ao invés de você, "Mto" ao invés de muito e etc. Fiz uma seleção das palavras mais "erradas" nos blogs, confiram abaixo:

Mas/Mais - Nossa, essas são as palavras que mais escrevem errado. Mas serve para contradizer alguma coisa, e pode ser usada com porém. Por exemplo: "Eu queria postar ontem, mas não deu." E mais serve para quantidade, por exemplo: "Mais um motivo para não postar ontem..."

"Porques" - 2ª palavra mais errada. Para justificar algo use porque que tem o mesmo sentido de pois, por exemplo "Não deu para postar ontem porque eu tive que sair." Para perguntar use por que, por exemplo "Por que não deu para postar ontem?" E tem outros porques mas que não são tão usados nos blogs.

Verbos incorretos - Entendam uma coisa: Se você quiser escrever um verbo, use o R no final. Se não usar o R fica com efeito de indicação. Por exemplo: "Não deu pra posta ontem". Nesse caso você tem que escrever postar, pois posta é para a 3ª pessoa, ou seja ele/ela.

♣♣♣

Bem, esses são os principais erros que cometem, não só em blogs mas também em toda a internet. Espero que alguém não tenha entendido isso como uma indireta, pois eu fiz esse post pra todos que erram.

E então, gostaram da aula de português? ashuahsuahusashuashua

1 comentários:

Maria Eduarda disse...

Querida, quantos anos tu tens?
xoxo

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.