20 de fev. de 2012

Como decidir a profissão certa?

Tumblr_lzcm5qyau71r5w7soo1_500_large

Não sei se vocês se lembram, mas certa vez aqui no blog, eu criei uma tag chamada "Decidindo meu futuro" (que por sinal está mofando, hihihi) em que eu falei várias informações sobre a profissão de jornalismo. Mas não continuei a escrever, porque eu estava praticamente fazendo uma cópia do site Guia do Estudante - claro que eu creditei e adaptei mas mesmo assim estava parecido - então se você quiser informações sobre profissões entre nesse site. 

Bem, obviamente escolher a profissão é uma das decisões mais sérias da sua vida. Mais séria até do que a escolha de que Barbie comprar quando você era menor (ashuashuashuashua, eu era assim). Porque pensa bem, dinheiro não é tudo, mas é uma grande porcentagem, porque com ele você tem saúde, casa, comida e etc, ou seja você tem um futuro. Afinal, você não vai morar sempre na casa dos seus pais e ter um teto, casa, comida e roupa lavada, e não dá pra sobreviver de mesada. Mas sem enrolação eu vou direto ao ponto: Você precisa de uma profissão digna. 

Escolher a profissão certa é um desafio. Não só porque você tem que estudar, afinal, se você quer muito você tem que correr atrás e se matar de estudar. É um desafio porque é uma escolha que você vai ter que viver com ela pelo resto da sua vida! Como estou inspirada, reuni uns conselhos meus que podem te ajudar :)

♣♣♣
Siga seu sonho

Pode parecer clichê, mas se você tem um sonho desde pequena (o), por que não seguir? É importante você ter vocação, pois tendo vocação você vai ser um profissional de sucesso. De que adianta ter uma grande profissão mas você não fazer direito porque não tem vontade? De que adianta você acordar todo dia com uma amargura no coração porque vai ter que trabalhar? Para ter sucesso você precisa associar trabalho com diversão e assim vai sair uma coisa bem feita.

Pratique muito

É como dizem: "A prática leva a perfeição". E eu concordo. O vestibular pode pregar muitas peças e ter muitas "cascas de bananas". Quem acha que é parecido com essas provinhas de colégio está muito enganado. O Vestibular tem toda a sua política. É pra isso que existem os simulados no ensino médio (e 9º ano também).

O que é SSA?


Aposto que você já ouviu falar muito nessa sigla. SSA significa "Sistema Seriado de Avaliação" é um método de seleção que difere do vestibular tradicional principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio. Entretanto a avaliação seriada (ou exame seriado) ainda é adotada por poucas universidades. Pelo que eu entendi, você faz essa avaliação (como um tipo de simulado) em cada ano do ensino médio somente com os assuntos de cada ano. Então se você adquirir boas notas nem precisa fazer o vestibular e é melhor porque no vestibular você faz com todos os assuntos do Ensino Médio, já no SSA você faz aos pouquinhos com cada assunto.


Mas e as dificuldades?


Muita gente desiste de seus respectivos cursos por medo. Não exatamente medo, elas desistem por causa dos desafios que vieram e vão vir, por medo de não conseguir ser um profissional bem-sucedido e etc. 
Mas eu te digo uma coisa: O fracasso de hoje é o sucesso de amanhã. Como assim? Vou te dar um exemplo que vai explicar tudo. Albert Einstein um dos maiores gênios de todos os tempos já repetiu de ano, acredite. E um professor já lhe disse que ele não ia ser nada. Meu pai sempre quis ser engenheiro e desde pequeno as pessoas diziam que era muito difícil e ele não ia conseguir mas ele dizia "Se é difícil pra mim é difícil pra todo mundo" E hoje ele é engenheiro. Basta você acreditar que você pode, que você não é diferente de ninguém - ou é, mas melhor - e que se quiser ter uma vida boa no futuro deve persistir nos seus sonhos. 

E você, já sabe o que vai ser?

0 comentários:

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.