18 de jan. de 2012

Instalando IntenseDebate no Blogger

 intensedebate-logo
Quem comentou o post passado viu que o formulário de comentários mudou não é? O que acontece é que eu sempre preferi o formulário do site Wordpress, aquele com opção de Nome/E-mail/URL o que eu acho bem mais organizado. Então pesquisei muito para ver se tinha um jeito de adicionar essas opções no Blogger, porém não encontrei nada. Mas encontrei alguns sites que oferecem plugin de comentários, eles foram o Disqus e o IntenseDebate. O Disqus eu já tinha conhecido em vários blogs, se quiser usá-lo acesse este tutorial do Cherry Bomb. O IntenseDebate eu só vi em alguns blogs e gostei muito, o único contra é que quando a conexão da internet está lenta o formulário não carrega direito, mas enfim, vale muito a pena, afinal a interface é bem melhor. 
Vamos ver como se instala?
Obs.: As imagens usadas nesse tutorial são do site Ferramentas Blog e CódigosBlog.

Clique em "Sign up" e preencha seus dados para criar a conta. Depois você vai receber um e-mail de confirmação do site, então clique no link enviado. (Se você não receber verifique a caixa de spam). Depois que clicar no link abrirá uma janela para continuar a instalação (Continue with your installation), clique novamente e coloque o endereço do blog que quer instalar. 

url-intensedebate-blog

Depois vão vir as opções mais importantes, é preciso prestar muita atenção nessa área. Marque as opções: "Template" e "Only new posts" ou algo parecido. ATENÇÃO! é essencial que você marque essa última opção se não quiser perder os comentários antigos do blogger.

instrucoes-intensedebate-blogger

Depois vem a opção que precisa do Blogger. Abra o blogger em outra guia e envie uma cópia do seu template para o site, isso é o mesmo que fazer uma backup do Blogger. Como funciona? Vá em Design > Editar HTML > Expandir modelos de widget > Baixar modelo completo. 

baixar-modelo-blogger

Agora no IntenseDebate no passo 4. faça o upload da pasta do template baixado e clique em "upload file". Depois vai aparecer todo o código que você "uploadou", então você vai copiar tudo e colar na área de HTML do Blogger. 
Agora o IntenseDebate já está instalado no seu blog. 

Mas ainda não acabou, você instalou, certo. Mas o sistema de comentários está em inglês então pra traduzir você tem que ir na sua dashboard do IntenseDebate. Vá na aba Sites > Settings > Account e selecione "Portuguese - Brazil". Pronto, o sistema de comentários está novo!

0 comentários:

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.