29 de nov. de 2012

A verdade sobre o bullying

Tumblr_me3qnpjtfr1rbcq28o1_500_large
Tudo começou com tragédias. Crianças e adolescentes humilhados por causa de seus defeitos, depressão e suicídio. Depois veio a Demi Lovato, depois veio a frase "Stay Strong", depois vieram as confissões de cantoras de pop de que na adolescência sofriam bullying, depois veio o Tumblr, depois vieram as criancinhas no Tumblr dizendo que se cortam porque ninguém as amam, quando na verdade têm pais que não fazem a mínima ideia que eles saíram na internet falando merda.

Tá bem, posso ter tocado em um assunto delicado, posso ter aberto a ferida de algumas pessoas que não se gostam, mas se uma coisa tão séria acabou virando posts de Tumblr, alguém precisa deixar a sua opinião sobre isso.

Ok, a Demi Lovato pode realmente ter sofrido bullying, mas não é porque ela sofreu, que certas fãs dela também têm que sofrer para ser cool e bonitas como ela. O bullying sempre existiu, não é somente coisa desse século 21 perdido, o problema é que quando o bullying ganhou esse nome inglês, difícil de escrever e super cool, virou moda e todas as garotas resolveram assumir que sofriam.

Mas não é porque uma pessoa simplesmente botou um óculos, começou a ser chamada de "Quatro olhos" ou "Nerd" que ela tem que se isolar e se matar, o verdadeiro bullying é muito mais que isso. Não é porque um bando de idiotas te chamou de "Feia", "Gorda", "Baranga" ou sei lá o quê que já virou motivo de cutting (cortar os pulsos, na língua dos tumblreiros). Se você tem uma família que te ama ou amigos verdadeiros, elimine aqueles que te fazem mal da sua vida e continue vivendo, lá no futuro você com certeza vai ser uma pessoa bem melhor que o bando de idiotas.

Bullying de verdade é quando você sofre agressões todo dia, quando todos que você conhece conspiram contra você e passam a odiá-lo só por você ser quem é. E claro, muita gente não vê saída a não ser o suicídio. Mas esse é o verdadeiro bullying, o que te sufoca de uma forma tão forte que se você não pedir ajuda pode ser tarde demais. Não é um simples "baleia gorda" que faz você fazer isso.

Mas, claro, se a Demi Lovato se cortou, uma manada de idiotas vai sair se cortando e postando as fotos com orgulho no Tumblr.

Perdoem-me se eu fui um pouco radical nas palavras, não quis ofender nenhum fã da Demi Lovato, só quis dizer que depois que ela confessou toda a história do bullying que ela sofreu e disse que se cortava, várias pessoas caíram na onda de "rebeldes" e "emos".

14 comentários:

Ana Luiza disse...

Oi!
Concordo com você. Vejo que muitos artistas comentaram que sofreram bullying mas eu não acredito totalmente. Achei bonita a atitude da Demi de dar apoio a quem sofre com isso diariamente, mas isso não e nunca será motivo das pessoas dizerem que se cortam e sofrem bullying para serem "coitadinhas" ou legais como a Demi.
Bullying e auto-mutilação são assuntos seríssimos mas, infelizmente, muita gente acha que pode sair falando a respeito. O mesmo aconteceu com a bipolaridade: se a pessoa muda de humor do nada, pronto! Era o que bastava pra ela dizer: "EU SOU BIPOLAR" nas redes sociais.
Você não foi radical nas palavras. A sua sinceridade foi exposta e ela tem tudo a ver com a realidade.
Beijos,
Ana Luiza
http://coisasafiins.blogspot.com

Unknown disse...

Nunca sofri bulling, mas tenho uma colega que sofre só pelo jeito dela se vestir ou as coisas que ela têm. Eu acho que o bulling só uma forma dos agressores descarregarem sua raiva em pessoas mais sensíveis. >.<

the-kawaii-smile

gabi disse...

Nunca fui vítima disso, a não ser por uns lampejos de "auto-bulliyng" (porque minha falta de amor-próprio é culpa minha mesmo), então não sei dizer o que se passa com uma pessoa que sofre esse tipo de coisa. Óbvio que deve ser barra. Falando dos tumbleiros: SEMPRE TEM POSER. Em qualquer lugar, sobre qualquer tema, sempre tem um maldito poser safado.
=SS
Ficou uma fofura seu layout.

Lucha Miranda disse...

Concordo com você! O bullying ganhou uma proporção muito grande por causa das redes sociais, pois sempre existiu! ótimo texto!

Lucha Geek - Blog!

Thays Lima disse...

Nossa, sempre tenho medinho desses textos falando sobre bullying! Geralmente as pessoas vitimizam demais nesses textos, argh. Ainda bem que no seu não aconteceu o mesmo. Pareci meio grossa com o que disse, mas creio que as pessoas tem que aprender a se defender ao invés de se vitimizarem tanto. Mesmo nunca tendo sofrido bullying -sempre fui estranha e magricela, mas tudo bem-, convivi com muita gente que sofreu e sempre ajudei. Enfim, belo blog. :D

A M A N DA M O N TT disse...

NA LINGUAGEM DOS TUMBLREIROS, KKKKKKKKKKKKKKKKKK concordo contigo, desde que nasceram alguns conceitos idiotas, a cabeça das pessoas processa com eles. Vítima=atenção, logo eu=vítima porque eu quero atenção. Moda cria modinhas, logo serei ou contra ou a favor. Ídolo fez alguma coisa, logo eu faço porque sigo de exemplo. e blá blá blá
Beijos ♥

Conspirantes

Sabrina Machado disse...

"Se você tem uma família que te ama ou amigos verdadeiros, elimine aqueles que te fazem mal da sua vida" THIS, é exatamente isso que eu penso. Parece que agora virou maneiro dizer que sofre bullying e que se corta, as vezes acho que quem faz isso só quer... atenção (?).
Quanto tempo não venho aqui! :)

www.blogmundodamoda.com/

Unknown disse...

Eu achei que você está super certa, tem alguns fãs que se cortam só pq a Demi se cortou, af acho ridiculo isso, já conheci uma menina assim. Enfim, amei o post linda.

www.docebobagem.com

Beatriz Andrade disse...

Concordo plenamente. Hoje em dia as pessoas estão ficando cada vez mais fissuradas em "bullying". Nem sempre é isso! Não é porque a Demi Lovato sofreu bullying que você vá sofrer também ..

Beijos,
http://paraisodemenina.com/

Anônimo disse...

Assunto bem delicado mesmo! Mas eu concordo, tanta notícia falando de suicídio e quando você vai ser o PORQUÊ a pessoa se matou dá vontade de até rir, sério. Incrivelmente de ridículo.
Se cortar não coisa de se orgulhar, muitas pessoas até escondem isso. Pra que se fazer de emo, se cortar porque é legal e postar no Tumblr? Ah, grande merda. Isso só dá agonia e quem se corta, precisa de tratamento, não de suicídio.

Me revoltei também.

Unknown disse...

Acho que você falou exatamente o que muita gente tem vontade de dizer e não diz. Parece que está na moda ser "loser", sofrer bullying e se cortar como se isso fosse uma coisa boa. Isso me irrita. Eu sei o que é bullying e acho chato que uma coisa tão séria esteja tão banalizada.
Só acho que se você realmente sofre com bullying vai procurar se isolar, ou, se tiver uma família legal, contar com o apoio deles e procurar um médico. Você não vai para o tumblr falar que se corta porque ninguém gosta de você.
Enfim.
Beijinhos!

Am
http://www.vinteepoucos.com.br

Unknown disse...

Esse assunto é uma coisa que não combina cmg. http://lifeofeverygirl.blogspot.com.br

Unknown disse...

Acho isso ridiculo, tudo é motivo para virar moda! Se sou fã de alguém, só por que ela diz que vai se jogar da ponte não vou fazer a mesma coisa!
Não sei se posso chamar de Bullyng. Mas ano passado eu estudava com uma turma diferente, que me chingavam todo dia. No começo era brincadeira um apelido idiota. Mas as vezes magoa.
E eu rodei de ano, dai fui para uma nova turma. E novamente pegam no meu pé. Me chingam sempre que se lembram de mim.
Eu sou muito branquela e parece que isso irrita as pessoas, apesar de eu AMAR ser assim. Acho que é uma cor que combina comigo, que fica fofo. Por que sou loira e fica legal. Mas é estressante ser chingada e as vezes ate humilhada.
Mas tenho minhas amigas, tenho minha familia.
Que apesar de que as pessoas não gostam muito de mim, por que sou "grossa" por que falo a verdade na cara. Por que chingo de volta, por que brigo.
Mesmo dentro da minha familia tenho esses problemas.
Mas não sei se é bullyng.
As vezes quando me chingam eu tenho vontade de chorar de sei lá, mas não posso. Eu só fingo que não me importo e que sou grossa.

Julia disse...

Se cortar por motivos banais e postar a foto no Tumblr, acompanhada de um textinho expondo tudo o que aconteceu, é só uma forma de ser "cool", como você disse. Sei lá o que se passa na cabeça de um adolescente que acredita ser super legal pagar de sofredor, ser digno de pena etc e tal. Probleminhas todo mundo tem, mas não é por isso que vou fazer questão de abaixar minha cabeça e virar um "coitadinho" só porque parece uma ideia legal, que chama atenção. Tenha dó.

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.