3 de dez. de 2012

A incoerência e estupidez da Stephenie Meyer

Ok, posso estar um pouco atrasada, afinal, já faz alguns anos que a saga Crepúsculo foi lançada, mas já que só agora a pouco terminou, eu decidi da minha opinião. Primeiro, não estou desrespeitando ninguém, antes  que as fãs histéricas venham dizer que exigem respeito, eu vim falar sobre a saga e não sobre quem gosta dela, acho até ridículo que algumas pessoas fiquem condenando certos fãs só porque eles gostam do que eles gostam, eles têm os motivos deles de assistir a tais filmes, mesmo que seja só pra admirar um ator sem camisa.

Seria impossível eu achar só um porquê de eu não gostar de Crepúsculo, só assistindo a um filme eu consigo detectar várias mancadas que a nossa Stephenie Meyer cometeu. Acho que ela pensou "Vou simplesmente escrever uma história e não me ligar nos detalhes importantes", já que peraí, né?! A mulher cometeu até erros de biologia em sua história, mas já já eu chego aí.

O primeiro porquê: ela distorceu toda a lenda e mitologia dos vampiros e lobisomens. Uma coisa que até os fãs devem ter notado, é: vampiro não brilha no sol, ele queima! O vampiro é um ser frio, que durante sua transformação perde toda a melanina - que é o que dá a cor à nossa pele - e que, aliás, protege contra os raios solares, então é daí que ele queima, já que como a pele não tem a defesa da melanina, ela não resiste. Eu assisti um filme chamado 2019: O Ano da Extinção, ele retratava o mundo futurístico só formado por vampiros, em que a raça humana estava quase extinta, e nesse filme, os vampiros andavam nas ruas em túneis quando o tempo estava ensolarado, eles dirigiam carros totalmente cobertos para que o sol não batesse, e se um raio de sol sequer encostasse numa parte de suas peles, a dor era excruciante. Essa é a vida dos vampiros.

E não me digam que o tal Jacob é um lobisomem, porque, perdão, ele não é. Ele é um lobo. Lobisomens são metade humano, metade lobo, eles são bípedes e são muito fortes. Além disso, eles são uma das criaturas mais cruéis, eles não resistem ao desejo de matar só porque tem uma pessoa amada na frente deles. Quando eles estão transformados, não importa se é sua filha ou mãe, eles comem qualquer um. E lobisomens só se transformam nas noites de lua cheia.

E aí vem a parte que eu não entendo mesmo. Por que diabos aquele droga de lobinho fica sem camisa em praticamente metade do filme? Daí você pode pensar "Ele é um lobo, dãã, a temperatura do corpo dele é quente, ele sente calor". Mas é claro que NÃO. A Meyer devia ter umas aulas extras de biologia para saber que quando a temperatura do corpo das pessoas aumenta, a pessoa sente frio. A maior prova disso é a febre, quando sentimos febre, nosso corpo fica pegando fogo, mas por esse motivo nós sentimos muito frio e temos vontade de usar vários casacos, e quando e febre passa, sentimos um calor forte, que é a temperatura do nosso corpo regularizando. E além disso, eu não sei como nesse mundo o Edward conseguiu engravidar a Bella, já que ele é um ser praticamente morto e não tem sangue em suas veias.

E aí vem os erros no roteiro de cada filme, e as atitudes "sábias" da Bella. Me lembro de uma cena de Amanhecer parte um em que a Bella acorda e vê um bilhete em cima da mesa e quando lê, foi o Edward que escreveu dizendo que ia voltar antes dela acordar. Então me diz, por que, POR QUE DIABOS ELE ESCREVEU O BILHETE SE DISSE QUE IA VOLTAR ANTES DELA ACORDAR?? Que eu saiba, ninguém lê enquanto dorme, ou vai ver, o bilhete tinha algum poder telepático que ia se comunicar com ela enquanto ela dormia.

Então tá explicado, a única razão de Crepúsculo ter feito o sucesso que fez, é que eles puseram um ator musculoso sem camisa e um ator dizendo coisas estúpidas de "amor", daí as fãs ficaram derretidas igual a manteiga por um vampiro sádico e por uma humana masoquista.

29 comentários:

Unknown disse...

Tava olhando meu blog, quando vi sua publicação, tinha quer vir aqui pra ler seu texto :D (sabe que sou fã) Em primeiro lugar, parabéns pelo texto, a forma que você escreve é excelente e sua opinião também. Em relação a saga crepúsculo, que por incrível que pareça eu goste, não pelo fato de ter um Jacob musculoso ou o Edward mulherzinha haha, mas sim a diversão, pois ele é mais de comédia do que um filme romântico. Com cordocom você em relação aos erros que ela fez e o mais grandioso dele, que é o vampiro ter engravidado a Bella haha

Mas acho, que ela ao escrever os livros tenho meio que fazer algo parecido com "diários de um vampiro" e fez algo totalmente imaginativo e esqueceu de provar algumas coisa, e deixou meio sem noção. O que eu gosto mais nos livros é a forma como detalhista dela, só isso que me chama mais a atenção.

Os filmes sempre foram ruins, os livros são bem melhores se comparados... Mas prefiro mesmo os livros da Aghata Christie :D

Beijos flor sz

Alice disse...

"daí as fãs ficaram derretidas igual a manteiga por um vampiro sádico e por uma humana masoquista." HAHHAHAHAHHHA MORRI DMS AQUI
Amei o texto, concordo com você! Stephenie deve ter cabulado algumas (MUITAS) de biologia :/
Amo aqui!
Beijos, Alice (trancasecachos.blogspot.com)

lia disse...

Concordo. Todos os filmes da saga são cheios de defeitos que chegam até a ser engraçados. Os efeitos especiais então, nem se fala!
Mas acho que entendo quem gosta da saga - eu tenho os livros, já gostei - e no meu caso foi por não conhecer coisa melhor. .-.
Enfim, concordo com tudo que você disse, e seus posts estão ficando cada vez melhores!
kissus
cherry-liah.blogspot.com

Jane Criniton disse...

Eu não gosto de Crepúsculo. Além de ser melodramático demais, ela foge demais do que foi baseado que seria como disse os lobisomens e vampiros. Prefiro Rick Riordan que não distorceu tanto a mitologia grega.
http://ladyalen.blogspot.com

Paty Marcelle disse...

Bom, sou super fã da saga. Acho que cada escritor escreve o que quer e o que tem vontade. Já li todos os livros da Stephenie e sem dúvida é minha escritora favorita. A saga não fez sucesso por causa dos filmes, porque os livros faziam bastante sucesso bem antes de crepúsculo chegar nas telonas em 2008. E só acho que você está confundindo a escritora dos livros com os diretores dos filmes. Você não gostar é um direito seu. Mas se é pra falar de romances de ficção que não existem, então temos que citar também que Deus não é um leão como é em Nárnia e que bruxos não existem. No primeiro filme o Jacob não era sarado e não era o tal bonitão e nem aparecia sem camisa, mas a saga já era um sucesso mundial. Se fez tanto sucesso assim, e de rendeu tanto dinheiro é porque simplesmente a saga é boa.

becky disse...

SUUUUPER CONCORDO o/ falou tudo. Acho maior besteira, e muita gente entrou nessa por pura modinha. Eles dizer "forever" mas daqui a dois anos ngm mais vai lembrar de nada disso. Ah, vc já viu o vídeo do Felipe Neto, Manu? Ele falou sobre Amanhecer e tal :p Achei muito engraçado, vc devia ver c:
xo,
its-becky.blogspot.com

Fernanda Silveira disse...

Manu, se tu achaste ruim Crepúsculo, o que dirá de 50 tons de cinza! haushuahsuahsuahsa

Assino embaixo de tudo o que foi escrito e digo mais, Stephenie Meyer é bem regular como escritora. Os livros podem até prender a pessoa, mas o trabalho literário, ali, é feito nas coxas. PQP, quem usa trezentos adjetivos na mesma frase para descrever os olhos de alguém?

Adorei a crítica, parabéns e continue assim :)

http://twbmwbrazil.blogspot.com.br

lilian alipio disse...

eu gosto da saga, no meu ponto de vista fez sucesso por que todas as mulheres que são fãs dos livros queriam um homem igual ao edward, não na parte de esperar até o casamento para fazer sexo e sim na parte do romantismo, sim o jacob não é um lobisomem, ele é outra coisa da qual não lembro o nome e mesmo que a Stephanye meyer tenha novas aulas de biologias ela não vai aprender nada sobre os erros que ela possa ter cometido nos livros, por que os vampiros não existem não existe biologia que explique se ele brilha ou queime no sol, cada escritor tem uma teoria de como um vampiro é e se sobrevive ou não no sol, se vira morcego vai de cada um, ela errou ao deixar ele brilhar, mas crepúsculo não deixou de ser inspiração para grande parte dos romances literários que surgiram desde então.
E o Jacob aparece sem camisa por que ele sente muito calor, acho que você deve ter esquecido mas fala nos livros que os lobos são muito quentes.

lilian alipio disse...

ops errei o nome Stephenie Meyer

Unknown disse...

Crepúsculo faz sucesso porque é uma "fórmula" para o sucesso.. a Bella é uma personagem "tipo", significa que qualquer menina que ler vai se identificar com ela, e o Edward é um personagem "arquetípico", significa que toda menina que ler vai desejar ele. E ainda tem o lobinho, caso você queira ser do contra, hahaha. Acho que a Meyer fez todo um estudo pra chegar a essa fórmula mágica, mas pecou feio em todo o resto... a história é péssima, tem não consigo engolir que vampiros brilhem e além disso a Bella é uma chata narrando! O filme ficou bem fiel, acho. Tão chato quanto.
Beijinhos!

Am
http://www.vinteepoucos.com.br/

lilian alipio disse...

sem problemas, eu como fã confesso que ela errou em muitas coisas, mas eu realmente adorei o romance, sobre o Jacob ficar sem camisa essa é a justificativa tanto no filme como no livro, até o próprio edward acha ruim dele viver sem camisa.
Digo que foi uma inspiração pq surgiram tantos romances proibidos entre humanos e vampiros no mundo literário e a famosa cena onde o mocinho e a mocinha se conhecem na aula de biologia isso me faz lembrar da saga, da mesma forma que eu acredito que jogos vorazes inspirou outros autores a escrevem e publicar livros distópicos e o mesmo com a J.K que depois de Harry potter surgiram alguns livros com histórias parecidas (percy jackson).
Eu entendo e respeito sua opinião sem problemas obrigada por responder beijos

Fernanda Zucolotto disse...

Oi! Eu não gosto mais de Crepúsculo, mas no começo gostava muito, não porque era modinha, mas porque eu realmente achava a saga boa. Daí, eu comecei a perceber algumas coisas que não faziam mais sentido pra mim quando comecei a ler "Diários do Vampiro" da L.J. Smith e depois de alguns meses, descobri sobre o seriado "The Vampire Diaries", em 2009 e comecei a mudar minha ideia sobre Crepúsculo. Bom, eu concordo em algumas coisas que você disse, em outras não, mas eu acho que é assim mesmo né... cada um tem seu gosto, não importa o quão ruim ou o quão bom é a tal coisa. E Manu, eu queria ressaltar no comentário que estou apaixonada pelo seu blog porque você realmente dá sua opinião sem se importar com o que os outros vão pensar e isso me deixa admirada, meus parabéns, de verdade. Eu vim aqui para retribuir um comentário e acabei comentando por livre e espontânea vontade, coisa que não fazia há muito tempo. Parabéns por se destacar na blogosfera, continue sempre assim :D

Beijos, Fernanda.
www.meianoiteequinze.com

Anônimo disse...

NOOOSSAAAAA PARECE QUE TEM ALGUÉM AQUI NÃO TEM CAPACIDADE DE EXPOR SUAS OPINIÕES E FAZ UM TEXTO BASEADO NAS COISAS DE FELIPE NETO DIZ. VAI POSTAR SOBRE COISAS QUE VOCÊ GOSTA, GAROTA. É COMPLETAMENTE INCOERENTE VOCÊ FICAR FALANDO DE ALGO QUE DETESTA TANTO.

Manu Sampaio disse...

@Anônimo Oi Anônimo, tudo bem? (pelo visto, não =/). Eu fiz esse post baseado no que eu penso sobre Crepúsculo, já que eu não sou um robô que concorda com tudo que a Stephenie Meyer diz e acho que a história que ela criou é um lixo :) Ah, e eu não sei se você notou, mas esse blog é MEU, ou seja, não é por causa de um anônimo chato e otário que eu vou censurar meus pensamentos.
Passar bem :)
(Ah, e na próxima vez que for me criticar, por que não usar a educação e se identificar? Tiveram duas pessoas que discordaram, mas nem por isso foram mal educadas e falaram em anônimo).

Fernanda Rodrigues disse...

Esta é a primeira vez que visito o seu blog e já posso afirmar que você ganhou uma fã!

Alguém que concorda comigo!

Honestamente, acho que a Meyer subestima a minha (nossa!) inteligência!

Beijos,

http://algumasobservacoes.blogspot.com/
http://escritoshumanos.blogspot.com/

A M A N DA M O N TT disse...

não gosto da saga e da escritora, mas to nem aí pro que ela faz UHSDASDAIUS ela inventou umas lendas novas, só isso. umas bem idiotas e em uma realidade paralela, mas é o direito dela, mesmo que tenha ficado uma bosta IHASIHDSAIUDHSAIHDAIUHD
Beijos ♥

Conspirantes

Unknown disse...

É claro que "ela distorceu a história dos vampiros e dos lobisomens"
Mas sei lá, até que a história de romance é bonitinha, vai :@
Ta bom não sou boa com argumentos, mas às vezes, a Stephanie quiz passar esses "mitos" para algo mais adolescente.
Mas é assim, cada um tem a sua opinião. Você não gosta?Beleza.Pra quê ficar te xingando como o anônimo fez? Gosto é gosto e cada tem um!
Cb-thenew.blogspot.com

Larih disse...

Ah, adorei sua crítica à saga! Também não entendo como fez tanto sucesso, é tão clichê que chega a doer, uma protagonista sem muita autoestima vai para uma cidade nova e todos a amam? Um vampiro(que se alimenta de sangue humano) se apaixona por ela? Sem falar que a autora não teve um pingo de respeito com as lendas né? Vampiros cintilantes e cachorrinhos gigantes é demais para mim, pf. -.-

Unknown disse...

Bravo, bravo! Meu deus do ceu! Ate que em fim!
Eu já tava achando que nunca iria encontrar alguem que não fosse retardada (sem ofensas fã de Crepusculo).
Crepusculo me irrita tanto, mas tanto que eu tenho vontade de bater com o livro na cara da Stephen e depois nas das fãs para elas acordarem.
peloamordedeus.
Em um certos pontos ela é inteligente, tipo a ideia de que o Jacob necessita tirar a camiseta. Por que dai as mulheres retardadas e carentes vão querer ver. Tipo é ridiculo você ser adulta e gostar de Crepusculo.
O que eu fiquei mais irritada, que na parte 2 de Amanhecer é muito ridiculo.
O cachorro gigante (nem tão gigante assim) teve um sei la o que (esqueci o nome) por uma bebe. What the fuck? Ela podia ser uma vampira mais ainda é um bebe.
E tipo ela cresce muito rapido, como ele vai namorar com ela? Ela vai estar com aparencia de 17 anos ou sei la mas no fundo vai ter 7 anos. Como ela vai namorar ele? Isso é nada a ver. Sem falar que o Jacob ate o dia que a Renesme nasce era apaixonado pela Bella. Ou seja ele não gostava dela de verdade. Vai toma banho. Mulher retardada.
ADDDDDDDDDDOOORRRRRRRREEEEEEEEEEIIIIIII seu post!
Realmente.
Bjs

Dani Ramona disse...

Morri com a parte do bilhete, e eu tbm fiquei sem entender quando vi essa cena KKKKKKKKKKKKKKKKK

Bom, eu AMO crepúsculo. Não sou dessas fãs fissuradas e tal, mas ja assisti no mínimo 5 vezes cada filme da saga. Nunca li os livros.

E eu gosto da saga justamente por ser tudo fora do padrão e irreal. Não é mais do mesmo (No que se diz respeito aos vampiros e lobisomens), é algo totalmente freak, e isso que me fez gostar.
Sei lá, é só uma saga, não tem porque levar tudo tão a sério hahaha

Beijos.

Raysa Dias disse...

Oi Manu! Acompanho a saga desde o começo e gosto muito. Para mim, não vi problema algum a Stephenie criar a história baseada em uma lenda. Confesso que me incomodou muito a história de vampiro brilhar e os furos ao longo da história, mas não deixei de gostar. E sobre os vampiros brilharem, que é o assunto mais comentando sobre toda a saga, não vi problema, uma vez que vampiros nem existem.

Beijos!

Isabela Godoy disse...

Manu, acho que você leu meu pensamento. Eu nunca fui de curtir séries de filme, só HP, por que DE FATO é muito boa, sem comparação com Crepúsculo. Acho que a Stephanie realmente errou, mas os filmes tem *algo* que fazem as pessoas gostarem e se identificarem, não sei se é por que tudo é imaginário e todo mundo gostaria de ser a Bella ou é por que o Jacob seduz sem camisa rs enfim, também detesto e acho que nesse texto você conseguiu expor bem suas opiniões, foda-se quem não gostou, nem liga pra isso! :B

Beijos,
@deliriosdgarota
www.deliriosdegarota.com

Anônimo disse...

CONCORDO, ae!
Bom, eu nem me dei ao trabalho de ler os livros para saber qual a diferença para os filmes, mas os filmes são realmente bem... Falsos. Eu não acho a saga boa e acho que fez sucesso exatamente pelo que você disse, porque é um romance clichezinho que ALGUMAS meninas se derretem todas. Quanto ao Jacob sem camisa... Acho que a Stephenie andou matando umas aulas de Biologia.
@awnste
http://www.senhoritaliberdade.com

Etc e tal... disse...

Te encontrei em um BLOG que sigo e me deparo com este Post, primeiramente você foi genial! Ri demais! Principalmente na parte do bilhete.
Com certeza vai existir quem vai vir aqui discordar, mas provavelmente é fã cego sabe, que não sabe aceitar que existem pessoas que não gostam da mesma coisa que eles, na maioria das vezes é menina com fogo na bacurinha, como diria minha avó. Mas enfim, parabéns adorei seu Blog e já estou seguindo!

Tamiris Semy disse...

Manu amei seu Blog, super divertido e muito lindo tbamo Rock, principalmente Evanecence e Linkin Park s2'

Vitória disse...

Bom,eu tinha lido seu texto já faz um tempo, mas não pude comentar. Então, eu acho que você tem total direito de demonstrar sua opinião, todos tem. Mas acho que o fato dela ter modificado todas as lendas e tal é justamente o ponto. Por que todo mundo tem que ser sempre certinho e seguir sempre as regras?
E tenho certeza de que Crepúsculo não fez sucesso por causa do Jacob, até porque eu prefiro milhões de vezes os livros que os filmes. E se for por isso que todo o resto do mundo gosta, sinto muito, mas pelo menos eu gosta da história, e não do corpo do ator. No filme os sentimentos da Bella não estão expressos como no livro, nem de longe- vale constar.
Mas, enfim, cada um vê cada coisa do jeito que quer. Gostos, cores e amores não se discutem, não é? :)

Julia disse...

Concordo contigo em quase tudo. Também não suporto a saga Crepúsculo, nem os livros, muito menos os filmes. Parei de ler no terceiro livro da saga porque não suportava mais a imbecilidade da Bella. Um personagem sem sal nem açúcar, indecisa, sem personalidade, uma verdadeira morta-viva. Concordo que grande parte do sucesso venha do estereótipo e, principalmente, da modinha. Por incrível que pareça, em alguns momentos, a história consegue ser boazinha e envolvente, mas apenas questão de poucas páginas, já que não da pra suportar um capítulo inteiro e grande somente da Bella no posto de gasolina (leram e me falaram, não me lembro disso). Só discordo da parte da distorção, até porque fantasia é um gênero livre, não acho justo julgar por isso, já que vai da imaginação do leitor e outras sagas famosas ta,bém têm essa certa "incoerência". Fora isso, cncordo com todo o seu texto fantástico!

Lizandra Karoline disse...

Você é engraçada de um jeito crítico AMEI,sempre vou estar visitando.

Ana Luiza disse...

Ok,concordo com você de que cada um tem SUA opinião a respeito do filme. Mas, primeiro, o que você escreveu é exatamente o que Felipe Neto disse em seu vídeo sobre o MESMO assunto. Curioso né? Segundo, se você parar para pensar a história dela fala que vampiros brilham, etc, mas é a VERSÃO DELA. A versão do filme 2019 é diferente e pronto. Nenhuma está certa ou errada. E é justamente aí que a história fica boa, ela muda a lenda para adaptar a uma nova história, de romance. O Jacob é um lobo sim, aliás, em todos os livros fica bem CLARO que ele não é um lobisomem. E o fato de ele ficar sem camisa, também é mais uma mudança na versão tradicional para a versão dela. Cara, se ela fizesse uma história clichê, com tudo igualzinho as lendas, não teria graça. É um filme, ficção, portanto, ela tem TODO o direito de distorcer o que ela quiser. Além disso, você não gosta, mas você só pode afirmar isso se realmente conhecesse TODA a história, TODOS os livros e filmes, aí você enxergaria o sentido da história. Você só deve ter procurado saber sobre a Saga para escrever esse post, que como eu disse, tem mais as falas de Felipe Neto do que as que você propriamente escreveu. Menina, você reclama das pessoas que vivem numa ''bolha'', mas quem vive em uma bolha é você. Nesse mundo de ODIAR tudo, de se revoltar contra tudo e todos, para um pouco, e aproveite as coisas legais da sua vida.

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.