9 de jul. de 2012

Resenha: A Esperança

A EsperançaAutor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 421
Avaliação:  (4/5)
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.  

***

Esse sem dúvida foi o mais triste - e menos excitante - livro da trilogia! Quando li a linha final do último capítulo, meu coração deu um "pulo" estranho, como se uma parte de mim fosse embora /dramática/, como se tivesse perdido um amigo muito querido. Acompanhar a batalha de Katniss em busca de liberdade e aniquilação do presidente Snow foi realmente sufocante, eu aprendi que a história não se trata apenas de um romancezinho bobo, ou de um reality show somente para diversão, se trata de revolução, rebelião, política e luta por sobrevivência. O mundo está basicamente um caos (na verdade, Panem e seus 13 distritos) por causa de Katniss e Peeta, eles causaram revolta contra o presidente Snow por desobedecer as regras dos Jogos Vorazes. Fiquei barbarizada com o que os Pacificadores faziam com gente inocente simplesmente por estarem no lado da Katniss, matavam sem pena.

"Eles podem engordar-me. Podem dar-me um corpo inteiramente polido, me vestir e me fazer bonita novamente. Eles podem projetar armas notáveis que ganham vida em minhas mãos, mas eles nunca mais vão fazer lavagem cerebral em mim na necessidade de me usarem. Eu não sinto mais qualquer fidelidade a estes monstros chamados seres humanos, desprezo ser um eu mesma."
Também fiquei ansiosa por um final apaziguado. A Katniss lutou tanto por seus direitos, lutou tanto para que sua família vivesse em paz, e nessa trajetória perdeu muitos deles e amigos também, imagino se tivesse em seu lugar, ela devia estar quebrada por dentro, quase sem força para lutar, mas sua sede de vingança pela Capital a movia. E no final ela ficou com a pessoa que mais ama ao seu lado, a apoiando, Peeta ou Gale? Essa foi uma das maiores dúvidas minhas - mesmo eu não ligando muito pro romance da história. Se falar muito, vou acabar revelando spoilers, então este trecho é um dos melhores do livro:
"Ainda há momentos em que ele agarra as costas de uma cadeira e se segura até que os flashbacks acabem. Eu acordo gritando com pesadelos de mutações e crianças perdidas. Mas os seus braços estão lá para me confortar. E, finalmente, seus lábios."
E o melhor, a história teve epílogo. Acho super legal porque mostra como está no futuro, mostra o que a personagem principal - que nesse caso, é a Katniss - pensa depois de todos os anos.

"Eu vou dizer-lhes (aos filhos) como eu sobrevivi a isso. Eu vou dizer-lhes que nas manhãs ruins, parece impossível sentir prazer em qualquer coisa, porque eu tenho medo que isso possa ser tirado de mim. É quando eu faço uma lista na minha cabeça de cada ato de bondade que eu vi alguém fazer. É como um jogo. Repetitivo. Até um pouco entediante depois de mais de vinte anos. Mas há jogos muito piores para jogar."
E foi com esse trecho que a história se encerrou. Toda a trajetória de Katniss Everdeen me inspirou, me prendeu, me tirou de momentos de tristeza e vazio, sei que estou exagerando, mas uma história causa esse efeito em mim. A história de Jogos Vorazes com certeza é uma das melhores histórias que eu já vivi li.

Compre: Submarino | Saraiva | Americanas

14 comentários:

Sabrina Machado disse...

Não curto livros desse gênero, mas a história com certeza é de fazer qualquer um refletir. Quero ler! *-*

http://www.blogmundodamoda.com/

Unknown disse...

Ai acho que vou ler ^^
s2hay.blogspot.com

Jaqueline disse...

Vi esse livro em uma livraria no shopping , junto com os outros da série e fiquei morrendo de vontade de levar, já ouvi falar muito bem deles, mas não deu, rs . Tava sem nada, cartão , dinheiro, vamos deixar pra próxima então.

www.garotaxmulher.com

Aymée Meira disse...

preciso terminar esse livro, to lendo ele nesse momento, não me empolguei mto :( mas gostei de saber que curtiu, quem sabe melhore de onde parei kkk
beijos
Amy - Macchiato

Elcimar Reis disse...

Aí não estou aguentando Manu, todo mundo falando desse livros, e do filmes, e até hoje nunca vi um livro da saga, nunca li um livro da saga, e por isso me revoltei e não quero ver o filme antes de ler o livro! kkkkkkkkk... Quero muito ler!!!

Biblioteca ao ar livre.
Acesso Permitido.
O Primeiro e o Derradeiro.
Projeto Discipulando.

Marina Russo disse...

Eu comprei Jogos Vorazes logo que estreou o filme. Tô enrolando até agora para ler Em Chamas. Eu gostei da história, mas o livro me deixou tensa demais. Até agora eu não sei se isso é bom ou ruim. Enquanto isso vou protelando para comprar os outros dois.
Beijos!

Anônimo disse...

Não li nenhum da saga ainda, mas como sempre ouço falar bem, ta na minha listinha, espero comprar em breve os livros e ler, to curiosa demais pra conhecer a história *o*
http://www.senhoritaliberdade.com/

Hellen ☆ disse...

Eu li Jogos Vorazes e adoro *-* Mas ainda não consegui ler Em Chamas ;-;
Beijos

lia disse...

Fiquei com muita vontade de ler a série depois da sua resenha! Vou tentar comprar esse mês para ler antes das férias acabarem.
Pode modificar o layout free e usá-lo como base se quiser.
kissus

Cherry Bomb || Fanpage

A M A N DA M O N TT disse...

Mais um pra lista de leitura? NOSS
Beijos ♥

Conspirantes

Dani Ribeiro disse...

Bom, eu não gosto muito de livros... Mas sobre o que eu li sobre esse, parece ser muito bom!

http://onthefame.blogspot.com.br/ ♥

Lais disse...

Antes de qualquer coisa, tenho que te elogiar pelo post! Eu não gosto muito de posts com resenhas de livros, porque eles ficam cansativos, mas o seu post ficou muito bom! Em nenhum momento me deu vontade de parar, muito pelo contrário! Quis ler até o fimm!! Ele tá muito bom mesmo *---*
Eu nunca li jogos vorazes, e nem vi o filme - até parece que não moro mais nesse planeta haha - mas com certeza, tenho ouvido críticas muito boas deles. É uma saga que promete nos cinemas sem dúvidas! Ainda quero ler os livros!!!
Xiricutico.blogspot.com

Jaque disse...

Quero muito ler a coleção inteira, eu vi o filme do Jogos Vorazes só que ainda não tenho o livro :(
Sua resenha ficou ótima!
xoxo

Quinze Desejos

Jane Criniton disse...

Eu gostei da esperança, mas achei ela muito "sombria" e triste.
http://ladyalen.blogspot.com

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.