7 de jul. de 2012

[BLOGGER] Seguindo um blog sem problemas

Tumblr_m6kbewqnqe1rwc7djo1_1280_large
Após o cancelamento dos serviços do Google Friend Connect para blogs externos - ou seja, que não aderem a plataforma do Blogger, a revolta foi grande, e realmente, acho que a estratégia do Google não foi muito vantajosa. Mas enfim, muitos blogueiros também reclamaram porque mesmo eles sendo usuários do Blogger, o gadget de seguidores desapareceu. Eu sou um deles, e falei sobre isso nesse post aqui, pois após a troca de layout, ele realmente desapareceu. Pois bem, a minha maior decepção não foi a perda do gadget, eu não ligo para o número de seguidores que aparecem ali na coluna lateral, me importo mais com a opinião dos leitores em cada post, mas acho que o feed do blog é de uma grande importância, pois eu leio as últimas atualizações dos blogs e assim visito todos que sigo, e provavelmente alguns leitores também fazem isso. Sei que existem outros meios de acompanhar certo blog, que são o perfil no twitter e facebook (se o blog tiver), e outros sites que usam essa ferramenta de feed, que eu falei um pouco sobre eles aqui, mas nem sempre atualizo essas redes sociais, então me viro com o Blogger mesmo.

Então foi com a minha revolta, que descobri um truquezinho para deixar a função de seguir no seu blog disponível, mas não entenda mal, esse truque não tem como trazer de volta o gadget (o que mostra o número de seguidores) com o botãozinho azul de seguir, dá apenas para os outros seguirem e só você visualizar o número de seguidores no painel do Blogger. Se o seu também desapareceu, esse tutorial vai lhe ajudar. E não é um truque infalível de mestre tipo "óóóóó", é apenas uma maneira que eu descobri e que se você prestar atenção também descobre. Então vamos lá.

Primeiro, você precisa saber a ID do seu blog. Como descobrir? É só - no painel do Blogger - clicar em Design. Logo, quando a página de design carregar, note que na barra de endereço, no final da URL, há uma série de números, eles são a ID do blog. (Observe a imagem abaixo)

Apaguei os últimos números para "preservar" a ID do blog

Então, guarde esse número. Agora  nessa URL: http://www.blogger.com/follow-blog.g?blogID=, bote a ID do seu blog que você guardou logo após do sinal "=" que vem depois do nome "ID" que está destacado de vermelho. Depois a adicione no seu blog, no meu caso eu criei esse botãozinho verde, linkei para a URL modificada e botei na barra lateral do blog. Isso ajuda e muito os leitores caso eles queiram acompanhar o seu blog ;D

Não é fácil? O que achou?

11 comentários:

Pam :) disse...

Percebi agora há pouco que o GFC tá lixento. Até deixei uma nota no ultimo post avisando pras pessoas. Vou fazer isso mesmo, colocar um botãozinho pra seguirem o blog!
Beijos!

qualquerlink.blogspot.com

Anônimo disse...

Oxi...Num sabia disso não!

Isabela Godoy disse...

Fácil mesmo! Odiei essa 'novidade' do blog, assim fica melhor mesmo pra acompanhar tudo no feed :) Sumiu do blog né? :(

Beijos.
http://www.deliriosdegarota.com/

A M A N DA M O N TT disse...

Continuo com o gadget, mas se eu comprar o domínio e ele sumir, vou usar seu truque! ahuuhahua adorei!
Beijos ♥

Conspirantes

gabi disse...

Bem, eu não entendi bem porque o seu gadget sumiu, porque o meu continua lá. É por causa do domínio .com?

De qualquer forma, fica valendo a dica, né?
Seu lay está lindo :*

Jeniffer Yara disse...

Ótima dica Manu! Vi muitas blogueiras reclamando do gadget de seguidores terem sumido daqui mesmo, uma pena :/ Mas esse truque é muito bom! Não vou precisar usá-lo aqui, já estou seguindo o blog o/ hehe'

Beijos
Meu outro lado

Anônimo disse...

Adorei a dica, Manu, quando coloquei um layout também não consegui colocar o gadget e esse truquezinho é bem legal *-*

http://www.senhoritaliberdade.com

Viih disse...

Amei dica Manu. A minha gadget de seguidores não desapareceu (ufa) mas ando com medo de sumir. Mas é como vc disse, não me importo com os seguidores e sim, vendo que os leitores podem se ''expressar'' em meu blog.

Beijos!
www.stylistme.com

Unknown disse...

Ainda bem que este nunca aconteceu comigo mais se acontecer irei recorrer a este pequeno tutorial beijos http://mesintodiva.blogspot.com.br/

Make Mania disse...

Adorei o seu blog, quer participar da promoção para blogueiras no MM&C. ? É só visitar aqui http://makemaniaecia.blogspot.com.br/2012/07/atencao-blogueirosas.html e participar.

Beijos, sucesso !

Poly disse...

boa dica paravquem tem blogspot.
eu odeio essas plataformas grátis, passei tanta raiva com elas que desisti.
bjuxxxxx

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.