5 de mai. de 2012

Resenha: Jogos Vorazes

Jogos VorazesEditora: Rocco
Autor(a): Suzanne Collins
Lançamento: 2010
Nº de páginas: 400
Avaliação:  (5/5)
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

***
O que posso dizer? É um livro diferente de todos que eu já li, não lembra Harry Potter nem Percy Jackson, mas surpreendeu de uma forma totalmente positiva. A história é contada em primeira pessoa - o que eu acho bem legal, já que mostra o ponto de vista da protagonista. Pra quem só assistiu o filme, não tem tanta diferença como na adaptação de O Ladrão de Raios, por exemplo, eles só ocultam alguns detalhes que vocês podem perceber quando lerem o livro.

A essência do livro é de revolta, tem toda uma crítica política por trás. Jogos Vorazes é nada menos que um Reality Show de carnificina. Conta com vinte e quatro participantes - os chamados tributos - dois de cada distrito, em que eles têm que conviver numa arena e tentar sobreviver e matar o maio número de tributos, para que no final o último sobrevivente vença os Jogos Vorazes e ganhe fama, dinheiro e fartura. Porém ninguém está livre destes terríveis Jogos, é obrigatório a partir dos doze anos você se inscrever no sorteio que escolherá os tributos. Caso você desobedeça, punições terríveis acontecerão.

É uma história realmente envolvente, com uma narração que prende o leitor e você se identifica muito com a Katniss Everdeen - que é a protagonista da história - e todos os seus pensamentos de revolta e dúvida. Além disso ela relembra de vários fatos que viveu para mostrar qual o valor de uma pessoa em sua vida. Recomendadíssimo!

1 comentários:

Jane Criniton disse...

Eu amo jogos vorazes, é tão demais. Acho o Peeta tão lindo e fofo.
http://ladyalen.blogspot.com

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.