4 de jun. de 2013

Beatlemania

Não, eles não são os One Direction, são os Beatles mesmo

Esse não é mais um post para falar sobre a minha paixão pelos Beatles (que, aliás, não existe, já que eu curto algumas músicas e só) ou algo do tipo. Não preciso nem introduzir a banda britânica, creio eu que vocês – no mínimo – já ouviram falar dela. Então tá, vou contar como veio a inspiração de falar sobre ela.

Um dia desses, estava eu num site de fofoca, quando me deparo com um comentário que o Paul McCartney (também conhecido como Paulinho) – ex-integrante dos Beatles – fez a uma declaração de outro ex-integrante de outra banda britânica que acabou (e haja banda britânica falida!), a Oasis. Um dos irmãos Gallagher, os responsáveis pelo fim da banda por causa de frescura desentendimentos pessoais, havia comparado sua banda aos Beatles, e chegou até a dizer que o primeiro álbum deles era melhor que o dos Beatles. Não tardou e Sir Paul McCartney tomou as dores (obviamente, já que não sobrou mais ninguém para tomar) dos Beatles e declarou: “No caso do Oasis, acho que isso (a comparação) vinha deles. Em outros, é culpa da gravadora ou do empresário, e isso nunca é uma boa ideia: ‘A pobre banda! Agora vá lá e faça melhor do que os Beatles’. Não é uma tarefa fácil" (fonte).

Tá, concordo com a parte de que os Beatles são tipo uma lenda, juntamente com o John Lennon. Mas não vejo tanto equívoco quando a comparam com Justin Bieber, por exemplo. Calma! Não tô falando que os dois se parecem, de jeito nenhum! A qualidade de uma delas é totalmente superior a outra (não quero citar os nomes exatos para não causar conflitos, mas acho que vocês já imaginam). Entendam, o que estou querendo dizer é que o único motivo dos Beatles terem sido considerados lendas é porque na época em que a banda estourou (meados da década de 60) a situação musical era outra, não havia muito rock'n'roll para se ouvir naquele tempo.

Parece ofensivo quando falam que One Direction é o novo The Beatles, mas tem um fundo de verdade nisso, afinal, The Beatles também era uma banda, digamos... produzida. Tinha o estilo de boyband, mas não era uma boyband. Todos com o mesmo penteado gentleman, terninhos combinando e melodias positivas. Era tanta positividade, que alguns religiosos já foram inventar história de mensagem subliminar, porque talvez não aguentavam tanta bondade em uma só banda. Mas tudo isso não passava de máscara, havia muito a respeito dos integrantes que ninguém queria enxergar, principalmente sobre o John Lennon... ah, esse aí... Recomendo que assistam o filme O Garoto de Liverpool, tem muita coisa que ele aprontou que eu não sabia.

Resumo de tudo isso: The Beatles era uma banda boa, e não a banda, como todos dizem. Só teve tanto impacto musical e cultural, porque surgiu numa época pobre em relação a estilos musicais.
Então se hoje me perguntarem: The Beatles ou Oasis? Respondo Oasis, talvez sem pestanejar. O som é mais evoluído, os integrantes eram menos produzidos, algumas músicas quase me arrancaram lágrimas, e... não tem mais o que dizer! O que com certeza perde é o super ego do Liam Gallagher pro alto carisma do Paulinho McCartney.

14 comentários:

Carol disse...

Sei lá, pra escolher entre Beatles e Oasis, prefiro o som dos Beatles, mas gosto muito de Oasis também, e concordo, a banda vai fazer sucesso de acordo com o cenário musical da época em questão, não adianta querer comparar uma banda de anos atrás com uma atual, é claro que o som será totalmente diferente *.*

lovelyblogcarol.blogspot.com

Unknown disse...

Sei lá, sou suspeita em falar sobre os beatles tanto por que sou realmente fã deles a muito tempo.
Mas sla, eu entendo pessoas que comparam e entendo as pessoas que não gostam da comparação. Mas não sei, nessas horas prefiro não dar muito minha opinião. E também gosto de Oasis. Músicas boas/bandas boas nunca morrem saca ? dificil algum famosinho de hoje virar lenda amanha.

parabéns pelo seu blog, eu amei aqui, amei sua criatividade, seu modo de falar com os leitores, a forma que você usa nas postagens, o design e etc, eu realmente curti e vou voltar aqui sempre ! Obrigada por ter criado . Parabéns novamente e já estou seguindo ((: Parabéns !!

http://dezesseteetantos.blogspot.com.br/

whatever disse...

The Beatles ,<3
Vja>>http://euamotutoriais.blogspot.com.br/ não vai se arrepender

Anônimo disse...

Oi Manu descobrir o seu blog hoje, realmente vc não tem tempo pra postar né??? Mais pra estar no facebook á vc tem tempo de sobra, pra colocar foto mostrando as pernas kkk foi o que você fez ontem não foi?? kkk Pra essas coisas de p***
você se importa entrar todo dia..

Anônimo disse...

Você entra todo Santo dia no facebook mais aqui não entra quando era bem melhor você exclui porque e uma falta de respeito muito grande porque nós somos seus leitores e você não se importa porque se realmente se importasse seria se dedicar ao blog e não ao facebook.. Concordo com o Anonimo...

Valentina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valentina disse...

Manu faz tempo que não entro no seu blog! Adorei os últimos posts,Beijos
Daynara

Anônimo disse...

Descobrir seu blog através de uma amiga , em comum gostei muito

Manu Sampaio disse...

Oi?

Anônimo disse...

Manu cara faz tipo uns 15 dias que não entro aqui e ainda vc não postou nada sei que você deve está ocupada mais tenha consideração ao menos, a respeito do post que isso e o que importa aqui no comentário eu discordo de muita coisa pra falar a verdade sorry de todo o post que ama os Beatle não gosta dessas comparações meio nada a ver sorry mais uma vez.

Manu Sampaio disse...

Hã?

S.A. disse...

Gente, deixa a menina quieta. Ela deve ter bons motivos para não estar postando, já que gosta tanto!
John Lennon falou de uma música que havia escrito na época dos Beatles em uma entrevista (a música era Run for Your Life). Ele dizia detestar essa música, pois ele a escreveu só por escrever. É a mesma coisa! Deixem ela ter as ideias dela. Um dia ela posta. Por acaso vocês estão pagando? (#EspíritoAdvogada)

Muito legal o blog, Manu! É a primeira vez que eu acesso. Uma amiga em comum minha e sua (te conheço! Não muito bem, mas conheço!) me indicou o blog (eu tinha perdido a URL, levei meia hora pra achar no Google -_-), e ele é muito bunitim *-*

-Aliás, o que todo mundo tem contra One Direction? Eles não são tão ruins assim. São meio viadinhos, mas são legaizinhos!

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Gente pelo amor de Deus, deixa ela tirar foto mostrando as pernas ou sei la o que ela queira fazer, a vida é dela ou de vocês pra que tenham tanta opinião à respeito dela e do que faz? Manu, não vou te revelar quem sou, más você me conhece, só queria te dizer pra não se importar com esses hipócritas, faça o que quiser, use seu facebook até porque você só posta aqui quando realmente te inspiração, o que provavelmente não tem agora, não se pressione a postar quando não tem inspiração ou não conseguir juntar palavras para tal. Amo muito o seu blog, espero que essa abstinência passe logo e que você volte a postar, amo muito seu blog e seu jeito de ser, parabéns! :*

CEREJA ROCKS disse...

Olá! Criei um grupo no Facebook somente para blogueiras para que possamos divulgar o blog, posts, dar dicas tudo de um modo organizado além de fazer novas amizades e quem sabe nos tornarmos leitoras fiéis umas das outras? Vem participar: https://www.facebook.com/groups/cerejarocks/

beijos

Talita
www.cerejarocks.com

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.