22 de dez. de 2012

Fim do mundo x ceticismo

Dia 21 passou, e todo mundo tá feliz. Ou nem todo mundo. Eu, por exemplo, estou indiferente quanto a isso, já que estava claro (pelo menos para algumas pessoas) que o fim do mundo era conversa fiada. Teorias a parte, a explicação mais justa era o fim do calendário maia.
Mas aí eu penso comigo, E DAÍ SE A DROGA DO CALENDÁRIO DELES ACABOU? Foi um calendário, como esses que a gente tem na parede da cozinha. O nosso calendário acaba no dia 31, e nem por isso o mundo se acaba. Mas eu não culpo os maias, afinal, fomos nós quem interpretamos errado. O dia 21 se tratava do fim do ciclo deles, o que pra gente é como um ano. Então se acabou um ciclo, simplesmente acabou um ano.

E vem aquela outra ideia de alinhamento de planetas, tempestade solar, meteoros caindo sobre a Terra e um novo planeta que estava para colidir com a Terra. O terrível alinhamento dos planetas, supostamente faria com que a maré dos oceanos da Terra se alterasse, causando terríveis inundações. Mas a NASA cancelou o evento e disse ainda que mesmo se acontecesse, não causaria dano algum ao nosso planeta, já que os únicos astros que influenciam os oceanos são a Lua ― por estar próxima demais ― e o Sol, por ter massa muito grande. A tempestade solar em 2012 é uma grande mentira, já que tempestades como essa só acontecem de onze em onze anos, e de acordo com os cálculos, cai em maio do ano que vem (e mesmo assim, não é motivo de preocupação, já que há várias pessoas velhas que sobreviveram a essas tempestades solares, aparentemente, inofensivas). Os meteoros são invenções velhas que servem somente para assustar, se meteoros estivessem vindo em direção a Terra, a NASA com certeza detectaria e avisaria a população. E por fim, o tal Planeta X ou Nibiru não existe. Se existisse, já teriam o detectado simplesmente a olho nu.

Mas enfim, lembram-se daquela corrente que fizeram no Facebook dizendo que às 1:00 da manhã do dia 21 ia acontecer um apagão que duraria três dias? Pois é, eu fiquei triste quando vi que não aconteceu. Ok, você pode me achar má ou sádica, mas eu queria que as pessoas levassem um pequeno susto. Não, eu não queria que o mundo acabasse, nem que a população morresse. Mas é só que eu sinto uma tremenda raiva de gente cética (que questiona e desacredita de tudo) e de mente fechada. Tá, metade do que o povo fala pode ser mentira, mas qual o problema em pesquisar para depois tirar suas conclusões?

O maior exemplo disso são aqueles religiosos fanáticos, que sempre diziam "Só Deus sabe o dia do fim do mundo", é JUSTO POR ISSO QUE ELES NÃO DEVIAM TER TANTA CERTEZA QUE O MUNDO NÃO ACABARIA. E antes que pensem que sou ateia, deixo logo claro, eu acredito sim em Deus. Mas eu só acho que na maioria das vezes, a religião manipula a mente das pessoas. Se você fala alguma coisa considerada diferente, lá vão eles olhar na Bíblia para checar se é verdade. Quando os cientistas fazem uma incrível descoberta, muitos dos tradicionais vão lá questionar e fazer comentários do tipo "Lá vão eles brincar de Deus". Deus deu inteligência para ser usada, os cientistas apenas estão fazendo um bom trabalho em salvar as pessoas.

Posso estar sendo meio contraditória em ter dito no começo do post que o fim do mundo era conversa fiada, mas eu pesquisei antes de tudo e mesmo assim, no dia 21 ainda deu um friozinho na barriga e um "Será...?". Mas agora sabemos que se o mundo acabar, isso será daqui a 4 bilhões de anos, quando o Sol morrer e ocorrer uma radiação solar.

Por fim, eu repito. Queria que tivesse acontecido alguma coisa no dia 21, não tão trágica a ponto de matar, mas somente para assustar. Coisas como essas deixariam o mundo bem menos cru do que é, onde só existe pessoas realistas demais e de mente fechada.

10 comentários:

vitor disse...

amei seu blog pow *-*
design lindo ,posts e tudo mais haha ! e queria segui você..comofaz? alias dá uma olhadinha no meu e diz o que achou tá? bzu !


http://ilovestarandbooks.blogspot.com.br/

vitor disse...

deixa para lá KKKK ja achei onde segue kkk seguindo ♥♥

Priscila Ferreira disse...

Pera, que é um livro. HUSAHS, você escreve bem demais. Mas, é o que digo e repito em todos os outros blogs, eu confio em Deus, para mim que seja feita a vontade Dele. Ninguém além dele sabe o dia, nem a hora.. mas o povo gosta de inventar, aí já viu.

http://cappuccinoeaconta.blogspot.com.br
Faz uma visita?
@PriscilaFrr

Suzi disse...

LOL
Era pura brincadeira. Se soubessem o dia, muitos já estariam preparados,ou se danariam de uma vez. Eu não estava esperando nada para o dia 21. Pra mim [e para a maioria],foi só um motivo de piada interna :)

Carol Oliveira disse...

Infelizmente Manu, acho que não vai demorar necessariamente 4 milhõe sde anos. A medida que as coisas estão indo, acho que o próprio ser humano (nos incluindo aí), fará sua parte para destruir a Terra e torná-la um lugar inabitável. Fico me pergutando como podemos ser tão burros a ponto de destruir o planeta para ganhar dinheiro. VAI GASTAR NO QUE DEPOIS, AMIGO???? ¬¬'

Sobre a história do calendário Meia e dos acontecimentos espaciais que talvez levariam à nossa destruição, eu fui do grupo dos céticos sim. Fiz piada sim, porque achei tudo uma grande besteira. Os Maias simplesmente "pararam" o calendário porque, sei lá, talvez acharam que contar os dias mil anos depois já era o suficiente. É a mesma coisa de querermos fazer o calendário do ano 5020, sabe? Não tem necessidade. rs
É o que eu penso sobre isso, mas concordo com você quando diz que temos que pesquisar antes de falar. E isso vale pra tudo. Não dá pra querer meter o bedelho sem saber do que está falando.

Beijo e feliz ano-novo, Manu. Muuuuito sucesso com o GDA em 2013.
muggle-world.blogspot.com

A M A N DA M O N TT disse...

A nasa é um porre! IUHSUIDHSUAIH acho que isso é combinação capitalista: 'gasta seu dinheiro de uma vez, o mundo vai acabar semana que vem!' KKK também queria que acontecesse alguma coisa apenas pelo susto.
Beijos ♥

Conspirantes

Unknown disse...

Gostei do blog, mas não consigo te seguir ):

Duda Nogueira

Anônimo disse...

O mais incrível é que o 'fim do mundo' já aconteceu diversas vezes e na verdade ele nunca acabou. XD Mas é engraçado isso. Beijos e feliz ano novo :3

Anônimo disse...

seguindo,pode segui meu blog
amei o post!!!
one-teens.blogspot.com

Ana Luiza disse...

Cara, porquê você quis deixar ''bem claro'' que não é ateia? Qual seria o problema nisso? Você é revoltada com tudo e todos, e fala que odeia céticos e gente com mente fechada. Você não percebeu que é exatamente assim? ODEIA Brasil, ODEIA carnaval, ODEIA tudo relacionado ao Brasil e pelo jeito não faz questão de mudar nem um pouco seu pensamento. E além de tudo isso, fala como se ser ATEU fosse um problema, ou melhor, fosse um problema admitir isso. Porque?

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.