17 de nov. de 2012

A alegria de pintar o cabelo

UPDATE: Por um pequeno (na verdade, um grande) descuido, eu acabei trocando o layout do blog. Como não tive tempo de arrumá-lo do jeito que eu quero, eu tive que deixá-lo de uma maneira aceitável. Logo logo estou trocando o layout!

Tudo bem, o título do post pode ter sido um pouco desesperado, mas para quem tem uma mãe super protetora como a minha, é realmente uma alegria. Enfim, para quem me segue no twitter, deve ter notado que na quinta de manhã eu só falava sobre pintar meu cabelo. Mas vou contar a história desde o começo.

Não pintei meu cabelo porque o achava feio - pelo contrário - sempre o achei bonito. Mas sabe quando você sente que precisa mudar? Não, não tinha nada a ver com corte ou penteado, eu estava satisfeita com o comprimento e com o meu corte em camadas. Daí tudo começou quando eu comecei a ouvir música de verdade, me lembro que a primeira banda que eu conheci e realmente gostei foi Paramore, caso você conheça a banda, sabe que a vocalista (Hayley Williams) tem o cabelo vermelho (atualmente, eu acho, já que ela já passou pelo loiro, vermelho rosado, e vermelho alaranjado), então eu sempre achava aquela cor super legal. Mas eu nunca tive coragem de pintar meu cabelo todo de vermelho, eu só queria fazer alguma mudança legal.

E esse desejo ficou guardado, eu nunca falava para minha mãe, porque sabia o quanto ela ia reprovar. Eis que um dia, eu estava num restaurante com minha família e passou uma garota com o cabelo vermelho, não com um vermelho estilo Hayley Williams, era um outro tipo de vermelho. Então eu comentei com meus pais, foi aí que eu soltei um "Eu queria pintar meu cabelo...", claro que o comentário da minha mãe foi o esperado, algo como "Você não é doida", ou algo do tipo. Bem, acho que na hora eles acharam que eu estava brincando, mas eu insisti nisso e disse que era sério.

Minha mãe insistiu que não ia me deixar pintar o cabelo, mesmo com aquela velha desculpa "Mas o cabelo é meu". Daí eu falei com meu pai, como ele é o cara legal da casa, ele disse que não via nada demais nisso e que ia falar com a minha mãe. Pois bem, ela foi cedendo aos poucos, mas nunca assumia que eu podia pintar. Mas eu entendi que já podia pintar, e depois de muito pensar, aqui estou eu, com algumas madeixas nas pontas do cabelo pintadas de vermelho.


Não dá para notar muito na foto, porque é foto né... (jura?) Mas eu também não queria algo muito "escandaloso", então eu só pintei as pontas mesmo.

Mas enfim, não vim aqui falar só do meu cabelo, vim falar sobre as tinturas em geral. Se você tem esse desejo secreto de pintar seu cabelo, acho que devia tornar "não-secreto" e falar com seus pais (Isso se você é menor de 18, como eu). Vai ver eles são mais compreensíveis do que você acha. Já se eles não são, tente conversar com eles, até eles cederem, uma coisa eu digo: persistência é tudo. Já se você está quase para pintar seu cabelo, podia considerar algumas das minhas dicas.

Escolha a cor e o lugar com sabedoria
Esqueça aquela velha regra de que cabelo tem que ser castanho ou loiro, por que não radicalizar? Conheço vários artistas que deixaram suas madeixas azuis, roxas, verdes, etc. Um grande exemplo é a Mari Moon, que já deixou seu cabelo colorido sem medo. Mas pense bem na região do cabelo que quer pintar, na minha opinião, cores vivas como roxo, azul, vermelho vivo, e outras não devem tomar todo o cabelo, prefira fazer mechas ou pintar só as pontas, como eu fiz. Mas se você quer realmente radicalizar, pense bem e vá em frente.

Saiba comprar a tinta ideal
Geralmente essas tintas mais coloridas são encontradas em lojas alternativas na internet, a minha eu comprei na farmácia, onde tem muitas opções. Mas a tinta não é exatamente como está no cabelo da modelo da caixa, isso depende da cor natural do seu cabelo. Se o seu cabelo é castanho escuro como o meu, a tinta pode não aparecer, para isso, você precisa descolori-lo. Mas se na hora de comprar a tinta você está indecisa, peça ajuda uma atendente que entende, ela logo vai te ajudar. Ah, e preste atenção na série de números que vêm na caixa, o primeiro se refere ao tom e os números após a vírgula se referem ao matiz, nuance ou reflexo. Confira essa imagem com uma lista de tons.

Procure um profissional
Pintar seu próprio por você mesma pode ser arriscado, prefira ir a um salão, lá ele pode te ensinar como fazer ou pintar por ele mesmo. Se você tem confiança em si mesmo, procure tutorais e vídeo-aulas explicando como fazer na internet, e depois faça. Não confie somente em uma simples instrução de caixa.

Cuidados dobrados
Se o cabelo normal já exige cuidados, imagine o cabelo cheio de tintura? Depois de pintar, cada vez que for lavá-lo, massageie a área que pintou com um creme para hidratação que vem dentro de toda caixa de tinta, deixe por dois minutos e depois enxague. Além disso, retoque a tinta. Quando notar que a cor está ficando velha e está desbotando, aplique mais tinta (no salão, ou na sua própria casa, se souber). Nunca use shampoo nem condicionador anti-resíduos, já que eles podem danificar a tintura. Ah, e se seu cabelo for pintado por ele todo, não só pelas pontas, vale usar cremes de tratamento para quem tem os fios pintados.

Defina o que realmente quer
Vai ver você só quer mudar seu penteado ou corte, não confunda tintura com corte. Talvez você realmente gosta da cor do seu cabelo, mas só está enjoada daquele cabelo longão e reto. Novos cortes ajudam na mudança, se você não quiser cortes radicais, apenas apare as pontas e corte camadas ou repique os fios. Também vale inovar o corte de franja, ou até fazer uma. Faz uma enorme diferença.

Enfim, mesmo essas minhas dicas sendo um pouco clichês, é tudo o que eu sei, e espero que ajude. Ah, claro que não podia faltar inspirações para você babar:


Tumblr_mdm709tq0t1rv1drvo1_500_large
Hayley-somuchbeautiful-Williams

103723597637969050_dzpfqsqq_c_large

M_mg_0503kmcopyiiii_large

29616_471843699532634_891270296_n_large

Tumblr_mdn9didh1c1rovmdvo1_500_large

Hair_by_lucreciamortishia-d4kst45_large

Eu sei, eu sei, eu só botei imagens de cabelos vermelhos, mas essa é a minha cor preferida depois do preto. E aí, você curte cabelos tingidos? Ou prefere os cabelos "certinhos" e naturais mesmo?

17 comentários:

Beatriz de Oliveira - Ahasa, Gata! disse...

ADOREI seu dip die!
também quero pintar meu cabelo, mas minha escola é militar, e nem rola! mas ano que vem vamos tem que ir de coque todo dia, ou seja: as pontas do meu cabelo não irão aparecer! e isso significa passe livre pra pintar, huhuuuuuuuuul!
agora só falta convencer meu pai! minha mãe eu já consegui dobrar, mas ele é mais conservador quanto ao meu cabelo. Quero pintar as pontas de rosa/roxo/azul!
Beijo,
http://ahasagata.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Nossa eu tenho uma vontade enorme de pintar o meu cabelo de vermelho ou então igual o da Hayley, ah se eu mais clara, já teria feito uma loucura haha Tanto que o meu vou pintar, mas de um chocolate quente, cansei de preto e nunca gostei, sempre achei o ruivo divino *--*

Beijos flor sz

Anônimo disse...

Eu fiz uma grande cagada no meu cabelo tentando pintar as pontas em casa, agora elas estão marrons e o cabelo preto, estou pretendendo pintar de roxo, acho super lindo.

Paty Marcelle disse...

Sei bem pelo o que você passou. Minha mãe é muito difícil em relação a esses assuntos. Tenho cabelos loiros mas sempre quis deixar ele ainda mais loiro ou pintar as pontas de alguma cor diferente. Falo com a minha mãe sobre isso a três anos, ela não deixa.
Em junho eu finalmente cortei o cabelo na altura dos ombros. Ele sempre foi enorme. Minha mãe acha lindo mas sempre me incomodou. Foi muito difícil pra eu conseguir fazer ela deixar eu cortar. Mas pintar já é outra história. Quando eu conseguir vencer essa batalha eu te conto. kkk
Adoro o cabelo da Hayley. Acho que o tom mais bonito que ela já teve foi da época do clipe de Decode em 2008. Adoro a banda também.
Beijos flor

Isabela Godoy disse...

Eu acho lindo cabelo colorido. Manu, o seu ficou lindo *_* Minha amiga pintou a parte de baixo do cabelo e as pontas de azul, e eu sempre falo que ela tem que tomar cuidado pra não danificar os fios (ela já teve mecha vermelha também). Eu queria muito pintar de rosa, tipo o da Demi, mas minha mãe é mega careta, e meu pai então... Quando eu for mais velha, quem sabe ;)

Beijos, bom começo de semana flor!
http://www.deliriosdegarota.com/

Camila disse...

Todas as dicas são muito legais! Mas acredito que cuidados dobrados é o que mais pega. Tem que cuidar mesmo,pq se não depois, vira uma bucha só. K

A M A N DA M O N TT disse...

Aprovo essa arte <3 HASIUHSIUAHAISH com certeza aprovo, o da lua é PERFEITO. Pedir? Eu só apareci com o cabelo todo vermelho e minha mãe quase me matou KKKKKKKKKKKKKK não recomendo, mas não me arrependo, mas infelizmente vou ter que tirar T.T Curti o seu!
Beijos ♥

Conspirantes

Daniela Gomes disse...

Muito mãe pinta o cabelo desde sempre então eu cresci pegando os restos da tinta e passando no meu cabelo. Já pintei várias vezes e a última foi na casa de um primo hahaha. Eu vou pintar meu cabelo inspirado na Vic da foto acima ;)
http://www.avidaemletras.com/

Unknown disse...

Seu cabelo ficou fofo! Adorei o resultado, acho muito legal isso de pintar só as pontas com uma cor bacana! Amei o post e as inspirações!!
Beijinhos, linda!

Am
http://www.vinteepoucos.com.br/

Maria Luiza Lopes disse...

Seu cabelo ficou lindo, arrasou e me deixou morrendo de vontade de pintar o meu também. Assim como você, tenho vontade de pintar as pontas, tenho medo e falta de coragem de pintar ele todo, beijos. http://www.fashionallday.com.br/

Camilla ♥ disse...

Nossa, a terCeira parece a Demi! HKGJFHKJGHFKJGHKFJG

Eu queria, MUITO, de verdade, deixar meu cabelo TODO mais claro, mas não agora e sim mais pra frente. Eu fiz minhas mechas sozinhas e sem autorização, ainda bem que meus pais gostaram, hahaha! Amo meu cabelo *-*

Gata, passei aqui também para dizer que tem post novinho no blog *-*

Beijos!

sugar-dance.org ♥

Hélvio Caldeira disse...

Amei o resultado, pois não ficou muito chamativo (prefiro coisas mais simples). Amei as inspirações, ótimas pra quem tem coragem de ousar! Beijo!

tany disse...

amei os cabelos,seguindo aki,segue o meu tb bjs

Anônimo disse...

Nunca mais pinto o cabelo de qualquer jeito, estraguei ele um vez e não vou fazer de novo. curti as dicas

ianapaulinhaaaa.blogspot.com

Amanda Souza disse...

Eu sempre gostei muito da cor do meu cabelo, mas confesso que ultimamente estou sentindo a necessidade de mudar. Mas acho que vou por luzes ou fazer californianas :P
Beijinhos

hiperbolismos.blogspot.com

Anônimo disse...

Amei o resultado e gostei do post e das inspirações, não teria coragem de pintar meu cabelo, mas acho tão amor.
http://www.senhoritaliberdade.com

Anônimo disse...

quandoquis pintar meu cabelo, simplesmente comprei agua oxigenada e descolorante.... kkkk e fiz.

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.