26 de ago. de 2012

Resenha: Círculo Secreto - A Iniciação


Editora: Galera Record
Autor(a):  L.J. Smith
Páginas: 255
Avaliação: ♣♣♣♣ (4/5)

A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição. 

Não sei se vocês se lembram, mas há algum tempo eu fiz um post falando sobre os livros que pretendia ler (clique aqui e o leia) e entre os livros, Círculo Secreto estava incluído. Queria muito lê-lo pois fui movida pela minha raiva à produtora que cancelou a série The Secret Circle, baseada nos livros de L.J. Smith. Eu gostava muito da série, e o final da 1ª temporada deixava muitas dúvidas no ar, então eu senti que precisava saber o final, pois já estava envolvida com a história. Pois bem, terminei de ler O Filho de Netuno (que inclusive não quis fazer a resenha pois era um livro de lançamento e muitos blogs já estavam fazendo, ia ficar cansativo) e quando abandonei O Morro dos Ventos Uivantes (eu expliquei por que aqui), fui imediatamente comprar Círculo Secreto. As minhas expectativas não eram tão grandes, já que eu já tinha lido Diários do Vampiro - outro livro de L.J. Smith que gerou a série The Vampire Diares - e não tinha gostado muito, abandonara no terceiro. Mas eu gostei muito do livro.

Bem, o que posso dizer da adaptação televisiva, é que desapontou. Mesmo eu ainda admitindo que gostei de assisti-la, depois de ler o livro, preferi mil vezes o livro. Não é questão de não ser fiel, mesmo cortando alguns personagens, eu entendo que isso é coisa de adaptação, nunca sai 100% perfeita. É sobre o rumo em que a história tomou. A base está certinha, tem os mesmos personagens (mesmo cortando uns seis personagens importantes, o que eu não entendi por quê), a mesma história do Círculo, etc. Mas acho que na série tudo foi acontecendo muito rápido. Se eu não me engano, no segundo ou terceiro episódio a Cassie já foi introduzida ao Círculo e já descobriu que era uma bruxa. Sem falar no romance de Cassie e Adam, que mesmo eles já se conhecendo, não teve aquele fogo intenso e aquela paixão - proibida, já que ele era o namorado de Diana, sua melhor amiga - que no livro é retratada. Na série, a Cassie não parece gostar logo do Adam, já no livro, quando ela o vê pela primeira vez, não consegue parar de pensar nele. Tem também a questão da morte de sua mãe, logo no primeiro episódio, sua mãe morre como vítima de bruxaria, e é isso que dá o caminho para a série, a motivação. Já no livro, eu acabei o primeiro e sua mãe ainda está doente! E por fim, aquelas pequenas observaçõezinhas sobre aparência dos personagens. A Cassie não é loira, e sim, morena e não existe Melissa - como na série, além disso a Faye é muito pior e maligna do que na série. Na série ela é aquele tipo de garota má, mas somente irresponsável e inconsequente, que apenas quer liberdade, já no livro ela é maligna e usa os outros como escravos só para conseguir o que quer.

Enfim, quanto ao gênero da história, posso dizer que é ficção fantasiosa ou algo do tipo, junto com romance. É, primeira vez que eu leio um romance e gosto e até me sinto envolvida com ele. Já que o tem principal da história é "bruxaria", me vem logo a mente Harry Potter - que foi um dos primeiros melhores livros que eu li - que trata sobre o assunto. Mas uma coisa eu garanto: não tem nada a ver com Harry Potter. Harry Potter trata bruxaria como algo mais infantil, inofensivo, já Círculo Secreto tem toda aquela coisa de mistério, já que eles tratam a bruxaria como algo perigoso, escuro. Mas não interprete mal, não é porque é bruxaria que é coisa do diabo, a própria personagem fala que eles devem combater o mal que rodeia os bruxos e usar os poderes apenas para o bem. Direcionando ao romance do livro, posso dizer que eu gostei. Não se tornou aquela coisa chata e cansativa, a L.J. Smith soube dividir muito bem os dois gêneros, se um se direciona a bruxaria, o outro se direciona ao romance entre Cassie e Adam. E é aquele romance que realmente te prende, já que você deseja imensamente que eles fiquem juntos, mas sabe que se isso acontecer, pode prejudicar muita gente. Porque eles estão destinados (literalmente) a ficarem juntos (é perceptível até na série) e eles têm aquele fio prateado que os une, aquela força que os atrai, mas tem um problema, Adam é namorado de Diana, a melhor amiga, que sempre fez tudo por Cassie. E é aí que começa o prejuízo, já que ela e Adam fizeram um juramento de que nunca iam trair Diana, porém ficam cada vez mais, mais atraídos um pelo outro.

Concluindo, é um ótimo livro, com uma ótima história, e que merece uma longa continuação, já que o primeiro livro foi meio vago (mesmo sendo muito bom) e inclusive essa é a razão pela qual eu não dou nota máxima ao livro, já que a história foi se desenvolvendo de um modo meio devagar, ao contrário da série, que desenvolveu quase todo o livro em apenas dez episódios ou menos.

12 comentários:

Anônimo disse...

ée´, bem fora da rotina de hoje em dia...chega de vampiros.,..tem q ser de bruxos agora.kkkk

http://loucapornada.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Bem,adorei a série,coincidencia pq começei a ler o livro essa semana e percebi que nem você falou que ele é bem devagar ao contrário da série que parece haver adrenalina e suspense.

http://palavrasysentimento.blogspot.com.br/

Raysa Dias disse...

Oi Manu!
Tenho esse livro já um tempinho, mas não sentir um certo interesse nele ainda. :/
Mas gostei muito da sua resenha. E tá na hora de variar um pouco. Ando lendo muito romance e passo o dia "bobafeliz", hehe.
Vou tentar ler até o final do ano!

Beijos!

Duda Almeida disse...

Não conhecia esse livros, mas adoro a autora(sou super fã de TVD),então me interessei e vou tentar ler.
Beiijos:)
http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

Hélvio Caldeira disse...

Não sou muito fã da série, só assisti o primeiro episódio e não continuei acompanhando (embora gostei bastante), mas parece ser um bom livro. ;)

Anônimo disse...

Me mate, mas nunca assisti nem secret circle, nem TVD! Vou assistir e se gostar começo a ler, ou então faço o contrário. rs Parece ser bom, além de que o gênero sobrenatural -quase- sempre me conquista.
Sua resenha tá ótima e super completa :)
Beijos,
www.cinderelaaocontrario-18.blogspot.com

Conexão Proibida disse...

Adorei sua resenha! Estava querendo muito ler o livro porque, como você, queria saber o fim da história já que cancelaram a série (algo que nunca vou entender), mas estava com medo de ser muito diferente e me desapontar, porque assisto TVD e já li e todos os livros -que,apesar de não terem nada a ver com a série, eu adorei.
Mas de todas as resenhas que achei na internet a sua foi a melhor e a única que realmente me deu vontade de -finalmente- ler os livros.
Valew
P.S.: Pode me adiantar se tem o Jake nos livros? :)

Carolina disse...

Eu comecei a assistir a série sabendo dos livros, e por isso quase desisti. Gosto de primeiro ler os livros e tal... Acontece que no começo do seriado eu fiquei realmente apaixonada, amei demais mesmo, mas depois ela foi decaindo mais e mais. Então abandonei lá pelo episódio 10, pra variar. Muitos disseram que a série não estava boa e a audiência estava baixíssima, daí o cancelamento.
Depois dessa resenha, me deu saudade da história e até vontade de comprar o livro.

Fabi disse...

já tinha visto a série,e até gostei.Infelizmente,soube que a audiência foi decaindo.Você ver se encontro o livro,fiquei curiosa para saber como ele é.

Dani Ramona disse...

Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a história me interessou muito. Desde pequeno curto essa coisa de bruxas. Até já tive coleção.
Mas enfim, vou anotar aqui o nome do livro.
Eu, infelizmente, não tenho costume de ler, acho que não gosto, morro de preguiça e tal, não consigo me concentrar no que estou lendo, e isso é muito vergonhoso. Então recentemente estava refletindo e resolvi mudar isso, e estou pensando em começar a ler com frequência.
Acho que começar a ler por gêneros que eu gosto é uma boa, né?!
Alías, se você tiver dicas pra quem tá iniciando a leitura, por favor me diga :)

Gata, domingo 09/09/2012 a partir das 15 hrs 30 vai rolar uma twitcam paras as leitoras do blog/blogueiras e eu gostaria de contar com a sua presença =)
Se puder, convida as amigas tbm!

Bj

LUANA ANDRADE disse...

Oiii manu !
Adoorei a resenha, não conhecia ainda : )
Estou t seguindo no ask.fm , vê la dps !

http://www.paaradateen.com

Sofia Vasconcelos disse...

Parece ser otimo, fiquei louca pra ler. Beijos

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.