18 de jul. de 2012

E o interesse? Cadê?

Tumblr_m1pfxuubzw1qcb3bgo1_400_large
Não sou a pessoa mais indicada para falar sobre como os blogs eram antigamente, até porque estou aqui no #GDA faz apenas oito meses e os outros blogs que tive não contam. Mas enfim, pelo que passo hoje, noto que muita gente não liga apenas para diversão. Tipo, quando decidi criar o #GDA, pensei na diversão, visitava blogs que admirava e queria sentir essa sensação, a sensação de escrever sobre o que penso e ver que pessoas concordam comigo, mas é triste ver que poucas pessoas realmente se interessam pelo que leem. Calma, não estou me referindo a ninguém - até porque a maioria dos que visitam aqui são leitores fiéis. Mas já reparei alguns  casos de pessoas que visitam uma vez, comentam dizendo apenas que o blog é lindo, seguem (ou dizem que seguem), pede pra seguir de volta e pá, nunca mais visitam o blog.

Eu quero participação! Eu quero leitores ligados, que comentam como eu comento. Eu sempre leio os posts dos outros blogs e deixo minha opinião longa e sincera nos comentários. Mas confesso, quando tem um post sobre algo que eu não entendo (por exemplo, tendências de moda), eu penso mil vezes antes de comentar para não falar besteira. Ou então quando um texto fala sobre algo que eu ainda não passei, ou que não entendo, eu apenas elogio as palavras. Mas acreditem, eu não passo só uma vista, eu leio palavra por palavra. Então por que as pessoas não podem simplesmente escrever num blog por prazer? Comentários importam, é claro, assim como seguidores, afinal, essa é a meta de um blog, você não pode simplesmente escrever pro nada. Mas do que adianta ter mais de mil seguidores se nem 50% participa do blog?

Eu não vou ficar com raiva porque uma pessoa comentou um texto enorme - pelo contrário - esses são os comentários que mais me conquistam. Não vou ficar com raiva se a pessoa me questionar, desde que deixe seu ponto de vista, é claro. Eu apenas não gosto daqueles que chegam com a maior cara de pau no seu blog, vão comentar e dizem "Seu blog é lindo, segue de volta? [url aqui]" Cara, tudo bem elogiar o design mas como já diz o nome, você tem que COMENTAR o post, falar sobre, dizer o que você acha.

Pra mim, ter um blog é realmente falar sobre o que você gosta. Enquanto tem gente aí só se importando com divulgações, parcerias, etc a verdadeira diversão é quando você escreve sobre o que lhe interessa, e vê que pessoas se importam.

32 comentários:

Flávinha disse...

Oi,eu concordo em tudo o que você falou,eu criei meu blog a alguns meses atrás ,mas o abandonei por falta de tempo,agora voltei e não quero mais pedir seguidores,comentar por comentar,ou participar de gincanas mirabolantes por nada.O que eu gostaria é que as pessoas entendessem um pouco o que eu penso,se divertissem com os meus posts,interagissem,queria aqueles poucos e bons seguidores.Sabe como é,né?
Beijos menina :* Delirantes

Unknown disse...

Concordo com você flor, afinal escolhemos um blog pra compartilhar nossa vida ou apanas escrever e ficamos tão felizes quando um pessoa comenta concordando ou não, ou então dando uma opinião do assuntos mas produtiva, acho isso super legal, é como lá no meu blog, escrevo textos de amor (com personagens ou não) mas este é o objetivo se as pessoas não se interessam (sinto muito, mas gosto de falar do que acredito e acho fascinante e gosto que as pessoas se interagem comigo também... Mas sempre temos aquele seguidores assíduos e sinceros e escrevo por prazer e esse que é o legal né!

Beijos

Jaque disse...

Quando eu criei o blog também fiz com esse propósito, de ser um hobby, saber que tem gente que lê o que a gente compartilha. Mas infelizmente uma grande parte dos blogueiros estão dominados pelo vírus "me segue de volta?". Já aconteceu de eu ver o mesmo comentário que deixaram no meu blog em outros blogs, exatamente idêntico e é claro que terminava com: estou seguindo, segue o meu!
É muito bom saber que alguém se interessou pelo seu post, que leu todo ele e que deixou um comentário sobre isso, mas esperar ansiosamente por um comentário e depois ver que a pessoa só deve ter visto o título do post, é desanimador.
xoxo

Quinze Desejos

Jeniffer Yara disse...

Concordo com você, quando criei meu blog foi puramente para me expressar e ver se haviam pessoas passando pelo mesmo ou se eu conheceria outras histórias e foi isso mesmo que aconteceu, eu amo ler blogs, amo escrever no meu e se não amasse isso tudo, não passaria horas e horas na frente do computador me dedicando a isso. Odeio comentários fúteis, por que quando você visita blogs e lê os posts e procurar fazer comentários verdadeiros, você também quer isso em seu blog, por que você se dedica a ele de uma certa forma. Não acho que procurar divulgações e parcerias seja algo errado ou fútil, mas sou suspeita pra dizer isso já que faço esse tipo de coisa,rs. Mas enfim, também quero leitores de verdade em meu blog. Uma coisa que me decepciona é eu gostar muito de um blog, comentar com muito prazer e receber um comentário fútil de volta da blogueira que eu achei que fosse legal.

Beijos

Sabrina Machado disse...

Concordo. As vezes, propositalmente coloco títulos nos posts meio sem nada a ver com o post, tipo, que não revele o que é que o post está falando, para as pessoas não lerem apenas o título e comentar, tipo o seu "E o interesse? Cadê?" faz com que as pessoas que não leem o post 'se obriguem' a lerem para não comentar bobagem, daí eu posso ver quem realmente lê e quem só comentou que adorou o post pra não precisar ler e ver do que se trata ASHUASHUASHUS eu tb leio cuidadosamente todos os posts nos quais comento e caso não entendo do assunto, pra não falar besteira ou dar a entender que não li, comento no post de baixo.
Mas 'ler os posts alheios' é fundamental. Se foi escrito é pra se ler, e se vc gosta que leiam o seu, o que custa ler o post por inteiro dos outros?
Essa tecla sempre vai ser batida. Esse assunto de comentários vergonhosos ou 'Seguindo, segue de volta?" e com spans mandados pra vários blogs vai ser sempre uma polêmica. Mas nao adianta, sempre vai ter aquela criaturinha que não leu post nenhum e quer só que você vá no blog, siga e comente. As vezes elogiam demais o blog e quando você se depara aquele mesmo elogio, sem tirar nem por está em outros 100 ou 200 blogs, tudo pra ter divulgação, pra ter seguidores. Não adianta fazer nada, a sorte é que ainda existem blogueiras que se dedicam realmente, são fieis e leem os posts por inteiro. Mas esse tipo de blogueira, Manu, tá em extinção. É trágico demais!
E acho que me empolguei demais, né. Assuntos polêmicos me agradam, hahah;

Beijos,
Sabrina Machado! ♥
http://www.blogmundodamoda.com/

Thalita Maia disse...

Concordo plenamente; as vezes dar raiva, pq você passa uns minutos criando o post, ou até horas, aí vem uma pessoa e comenta: "legal" "Ameei" "Muito lindo seu texto" a pessoa nem leu o post --' aff dar uma certa tristeza... mas tem gente que ler mesmo e são essas minorias que conquistam a gente ;D
Beijos ;*
www.thalitamaia.com

Malu disse...

Sinceramente, isso é uma das coisas que mais me irrita. Eu sempre que vou retribuir os comentários ou visitar um novo blog, eu procuro comentar sinceramente, elogiando não só o blog mas o post, e também procuro ENTENDER o que leio pra não comentar besteira. Se eu leio cada post inteiro, e comento o que realmente acho, porque será que tem gente que vem no meu blog e vem logo comentando "seguindo, segue?" sendo que nem se importou com o que eu escrevi?

Eu gosto de blogar pra mostrar o que eu gosto, ter esse gostinho de gente que se identifica comigo... Não pra SOMENTE ter seguidores e comentários! Mas parece que tem muita gente que só importa com seguidores, essas coisinhas que não deviam ser prioridades, então vem, comenta no seu blog falando mil maravilhas, mas você vai lá e percebe que, além de nem se dar ao trabalho de voltar no blog, escreve o mesmo textinho em outros 100, 200 blogs. Mas acho que, mesmo alertando as blogueiras, vai ter sempre alguém que vai só ler o título do post e comentar qualquer besteira, só pra obter mais um seguidor.

http://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/

Julyana Morais disse...

De 2009 pra cá, a blogsfera mudou muito! Antes era tudo diversão, ninguém ligava para seguidores ou parcerias, tudo o que importava eram os comentários.

Agora está assim :/

Beeijos.
http://comqualestilo.blogspot.com

Mariana Lopes disse...

Vou mandar a real com você agora: o problema é que as pessoas hoje criam blogs na intenção de ganharem presentes de parceiros e ficarem famosos. Não tenho nada contra blogs de moda, mas é algo que eu tenho visto muito em blogs com esse tema, garotas querendo ser a próxima Bruna Vieira (dona do Depois dos Quinze). Tudo bem que a garota ganhou fama e tudo o mais por causa do blog, é uma inspiração para muitas blogueiras, mas daí criar um blog só pra isso... não vale a pena, pelo menos não pra mim.
Gosto da ideia de poder postar sobre o que eu quiser, sem ter que me preocupar com propaganda ou prazo de entrega de postagem. Dou muito valor a blogs pessoais que falam sobre o dia-a-dia da pessoa, sobre os gostos que a pessoa tem e sobre seus interesses. Eu seguia um blog onde a dona mal postava coisas sobre o seu dia-a-dia, mas até ai tudo bem porque o assunto dos posts era escolha dela, mas daí chegou um tempo em que ela só aparecia no blog quando ia anunciar uma parceira ou um sorteio. Ai ficou chato seguir aquele blog e eu acabei desistindo dele.
Quando aos comentários "inúteis", sem querer ser hipócrita, sempre leio os posts nos quais eu comento e as vezes até me empolgo na hora de comentar (tipo agora rs), e fico muitíssimo feliz quando alguém faz o mesmo no blog. Não vou dizer que ignoro totalmente os comentários do tipo "to seguindo, segue de volta", mas a vontade de retornar a visita é bem menor do que quando vemos um post de alguém que realmente leu e está realmente expondo a sua opinião sobre determinado assunto. Pra tu ver, sou tão intrigada com esse negócio de propagando em blog que no começo em nem gostava de deixar o link do meu blog abaixo do comentário. Achava meio "ah, to aqui pra divulgar o meu blog". Mas isso foi antes, hoje não me importo muito com isso. Às vezes deixo o link, às vezes não. Depende rs

HAHAHA Que comentário enoooooorme, não me desculpo porque sei que você gosta disso rs Mas antes de encerrar o meu post-comentário queria dizer que teu blog é muito legal. Dei uma lida em alguns posts anteriores e gostei muito. Tá de parabéns. Beijos

Mariana Lopes disse...

Ah, não tava entendendo esse negócio de Nome/URL. Entendi agora rs Só pra fazer direitinho.

Sofia disse...

Nossa Manuela, super concordo contigo! Tenho meu blog faz pouco tempo, bem pouco. Mas criei ele com a intenção de me divertir, o que é o importante. E é realmente muito bom quando recebemos um comentário onde o leitor mostra o seu ponto de vista, o que acha sobre tal coisa. Ah, e parabéns pelo blog! Beijos!

Elcimar Reis disse...

Manu, nunca li algo tão verdadeiro, e que bateu com o que eu vivo e sinto hoje. Quando criei o meu primeiro blog, o Acesso Permitido, há dois anos atrás, nunca imaginei no que ele representaria para mim, ele acima de tudo representa e representava uma diversão, diversão em poder comentar em outros blog, fazer a felicidade, escrever o que quero, e lutar pelos meus sonhos! Amei de verdade tudo que disse, sinto o mesmo que você!

Acesso Permitido.

Projeto Discipulando.

Ministério Tribus de Teatro.

Lais disse...

Manu, nos três últimos posts parece que você tirou as palavras da minha boca hahaha
quem não prefere um comentário verdadeiro, não é mesmo? aquele que mostra que as pessoas realmente se importam com o que escrevemos e nos fazem seguir em frente cada vez mais empolgada com essa vida de blogueira :)
Infelizmente ainda temos que lidar com muita gente que não sabe dar valor a isso, mas como na tudo na vida, a gente supera :D hahaah
Xiricutico.blogspot.com

Vitória disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitória disse...

Manu, você escreveu exatamente o que eu penso e sinto em relação a isso.
Concordo totalmente que o que importa não são os NÚMEROS- seguidores, afiliados e etc-, e sim as pessoas que você conquistou, as pessoas que se identificaram com seus textos e/ou postagens- são elas que importam, mesmo que sejam poucas, elas existem.
Falou tudo, e desculpe se o comentário ficou grande demais, me empolguei.
http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

Make Mania disse...

Amei o seu post, amei o blog, vou vir aqui sempre.
Se puder visita o meu blog http://makemaniaecia.blogspot.com.br/ te espero lá.
Beijos e Sucesso !

Belisa Miller disse...

Manu! E ainda tem cara de pau que comenta justamente o que tu criticou. Ah cara. Eu gosto bastante de me expressar no blog, até porque, pra mim, esse é o melhor jeito de dizer o queu sinto e penso: escrevendo. Eu prefiro um comentário opinativo, de alguém que realmente leu e se interessou pela postagem, do que 30 comentários frios, querendo apenas divulgar o seu trabalho. Mas cara, se tu não participa, quem vai participar? Fica querendo que todos leiam seus posts e não lê o dos outros. Acho isso uma total desconsideração ao esforço do blogueiro. A blogosfera merece mais!

Beijos! ♥
Pós Florescer (agora com domínio .com!)

Gaby disse...

Olá Manu!
Concordo com cada linha do seu texto.
De uns anos para cá, alguns blogueiros perderam sua essência a troco de parcerias, publicidade e afins. Ter um blog grande e com bastante acessos é bacana porque mostra o esforço e dedicação que a pessoa teve para chegar ao topo. Só que no meu ponto de vista, ter um espaço na internet para escrever vai muito além disso.
Me arrependi por algumas atitudes que tomei ao longo do tempo, mas hoje percebo que só consigo expressar minhas idéias de maneira clara e precisa através da escrita em meu Blog. Gosto de pessoas que de alguma maneira dão importância e fico triste quando leem apenas à primeira linha e mandam um mero elogio ou uma simples divulgação.
Gostei demais do seu texto.
Beijos ;*

Dani Ramona disse...

A blogosfera não é a mais a mesma de antigamente. Infelizmente!

Juju disse...

também sou a favor da participação! acho que quanto mais interatividade com o leitor o blog tem, mais legal ele fica :)

mas fazer o que.. as coisas mudam!
beijos!

Ruby disse...

Também não aguento esses comentários tipo, oi seu blog é lindo, adorei o post e outros assim, tá na cara que é pedindo comentários de volta, mas não se digna a ler e nem a fazer um comentário verdadeiro sobre o post. É importante cometar e conquistar seguidores, eu não quero ter um blog anônimo e desejo compartilhar o que escrevo, posto, enfim, mas é preciso valorizar o que se visita e escreve a respeito. Te achei bem madura pra idade, e você escreve muito legal.

Raysa Dias disse...

Olá Manu!
Infelizmente, leitores fieis são poucos. A maioria comenta em outros blogs esperando receber um comentário de volta. Como se números importassem!
A blogosfera era muito mais divertida. Não que eu não goste da atual, mas os blogueiros antigamente eram mais legais. Hoje é como se blog se tornasse uma obrigação. E antigamente os posts eram mais sinceros.
Quantas vezes já li blogueiros "babando" editoras pra conseguir parceria? Isso tudo por um simples livro, que você terá obrigação de resenhar e postar tudo em um prazo, e na maioria das vezes com resenhas cheias de mentiras, só pra agradar a editora? Argh!
Tudo bem, o blog é seu você faz o que quiser. Mas vamos ser mais sinceros né?
Outra coisa que desanima qualquer um. Comentários ctrl c +v. Custa ler o post e comentar sobre. Do mesmo jeito você vai ta fazendo um divulgação do seu blog; só que de um jeito bem mais "saudável" pra blogosfera.
Sinceramente, não espero que a blogosfera seja como antes. Tudo se moderniza, não é mesmo? Só espero que os blogueiros de hoje em dia sejam reais, não que criem um personagem que tenta agradar todo mundo. Vamos ser verdadeiros com nós mesmo! Ufa, me empolguei, rs.

Adorei o post!
Beijos e bom fim de semana!
http://mapetiit.blogspot.com/

~/Camila disse...

Quer saber o que me deixa mais p da vida, é quando eu faço um post enorme, bem explicadinho e tals e a pessoa vem e comenta: "oi tá lindo aqui, passa no meu." Sério agora eu comecei a não aceitar muito esses comentários.
A gente gasta um bom tempo se dedicando ao blog, pensando nos leitores e aí vem um (uns) que não lê nada.
Eu sou igual a tu, gosto de fazer bons comentários e também gosto de receber bons comentários.

bjOos

Hélvio Caldeira disse...

Gostei muito do texto, afinal, esse é um dos maiores problemas da blogsfera. Se você reparar, estes que só comentam coisas como ''amei o blog'', ''lindo texto'', ''seguindo, segue?'' são aqueles que não se importam com o as pessoas comentam e sim com a quantidade de comentários em seus posts. Está faltando argumento, as pessoas não estão sabendo opinar sobre determinado texto (na maioria das vezes por causa de preguiça). Beijo!
http://helviocaldeira.blogspot.com

Grazy Carneiro disse...

Blogs de antigamente. Quando eu lembro como os blogs eram quando eu comecei sinto uma saudade. Tenho blog desde os meus 13 anos e de lá pra cá muita coisa mudou. Eu também mudei muito, e meus blogs mudaram junto comigo. Digo 'meus blogs' porque mudei de endereço, hospedagem e tudo mais várias vezes. Já fiquei fora da blogosfera (ainda chama assim? rs) por um tempo e nesse meio tempo perdi o "contato" com muitas das pessoas que visitava o meu blog e eu visitava o deles também.
Muitos excluiram o blog, se fizeram outro não fiquei sabendo. E isso aconteceu comigo também. Mas isso faz falta. As vezes penso que seria tão bom se eu pudesse reencontrar aquelas pessoas que acompanharam do inicio, saber como elas escrevem hoje. Seria agradável. Por que naquela época, as coisas que "importam" hoje, não importavam tanto assim.
Comentário meio grande para o primeiro não? Acho que fugi um pouquinho do foco. Me perdi. Mas tá valendo.
Muito interessante o seu post, e realmente é isso o que acontece demais. Mas para toda regra há a sua exceção. Espero que encontremos muitas exceções por aí.
Beijo flor!!!

http://meusantidotos.blogspot.com.br

gabi disse...

Manu, nunca concordei tanto com um texto aqui como esse! Eu sinto exatamente a mesma coisa, até fiz um post falando sobre isso há um tempo. Falta sentimento blogueiro, falta amor por esse mundo, né? Quando alguém comenta assim 'blog lindo, tô seguindo' geralmente eu nem faço questão de visitar o blog da pessoa.
É uma pena, mas ainda existem blogueiros decentes, não desanimemo-nos! Ixxi, falei difícil! HAHAHAHA
Beijo.

Lena disse...

Oi, tudo bem??
Ta aqui uma pessoa que leu palavra por palavra!! Ta aí, como vi algumas pessoas dizendo, sim! Você tirou tambem as palavras da minha boca! To no mundo blogueiro, como chamam, ha uns 9 anos ou 10 e eu vi essa transição! Nunca fui blogueira famosa de mil comentários, mas visitava bastante os blogs e posso dizer que era bem diferente. As pessoas liam, comentávam e se importavam com quem estava escrevendo! Mesmo que a pessoa não tenha passado pela situação ou não saiba, como vc disse, elas davam conselhos, dicas e opiniões sobre o post. Hoje em dia é bem diferente, o que leva o blog a ser notado e comentado são aqueles mais "úteis". E ninguem mais comenta, se o post for interessante, leem, se for uma coleção de posts interessantes, salvam o link.. Mas não comentam, apenas e em raros casos quando tem o facebook integrado, o que eu odeio! Por isso que tem o "Volta mundo blogueiro" que é tipo uma campanha que apoia as blogueiras da moda antiga, que comentam, leem, retribuem visitas.. Se eu não to afim de ler um post, ou de comentar na hora eu saio e volto outra hora, mas também comentar besteira provando que não leu o post é meio que falta de educação =/

Pior que isso desanima bastante! Já quis desistir muitas vezes por isso, mas a vontade e o amor em blogar me fizeram permanecer de qualquer jeito! O que a gente tem que fazer é fazer amizades com pessoas que são como nos, porque é facil reconhecer as pessoas que agem da forma errada, de nao ler, de não comentar, etc.. Então formando um circulo de amizade com pessoas que realmente blogam com prazer e esperam retorno é legal pra incentivar essas pessoas que realmente merecem

Bjoss e parabens pelo blog

Carol Oliveira disse...

Escreveu meus pensamentos, Manu. Eu fico puta com isso: você vai lá, lê o post da galera, deixa um comentário gigante, pra depois receber um "legal seu post" "lindo blog" e etc.
Também sinto que as pessoas meio que entram nos blogs dos outros mais pra divulgar do que pra realmente ler. Nostalgia a parte, mas sinto falta da época em que íamos aos blogs de temas que gostávamos, pra nos informar e rir. Eu sinceramente evito blogs de moda/tendências porque não sei porcaria nenhuma sobre o assunto e não me interessa. Então as vezes leio, mas mais por educação. Só que é como você disse, a partir do momento que entramos no blog, temos que ler direito e comentar algo com nexo. E não ir lá só pra deixar nosso link.

Poxa, o verdadeiro motivo pra ter um blog é compartilhar opiniões, falar e ser ouvido. Com leitores que só estão pensando na divulgação, fica difícil. Prefiro ter 5 leitores participativos do que milhares de comentários com CTRL C/V.

Beijo,
muggle-world.blogspot.com

Gabriela Amorim disse...

Oi Manu, realmente seu post falou tudo.É muito difícil você passar horas e horas fazendo um post, e quando percebe que tem comentários novos, você vai toda impolgada achando que é uma crítica construtiva ou qualquer outras coisa falando do post mais só tem: "Oi, segue blog é lindo *--*, estou seguindo seu blog, segue de volta? link do blog e pronto", cara eu fico puta da vida com isso, custava pelo menos fazer um comentário do post? O comentário na vida do blogueiro é muito importante, são com os comentários de um post que sabemos se os leitores estão ou não gostando do blog. Eu fico muito triste quando as pessoas não leem meu post, faz um comentário nada a ver, porque só quer que agente siga de volta, esses blogueiros só querem publicidade, só querem mídia e só.

- Estou seguindo o blog, se puder retribuir nomeu blog fico muito feliz ^^

http://gabriela-amorim.blogspot.com.br/

A M A N DA M O N TT disse...

Meu blog continua sendo um hobbie e tenho várias amizades na blogosfera, mas como a tendência do mundo é piorar e afundar cada vez mais na merda, fica assim. O povo fica cada vez mais interesseiro e é foda.
Beijos ♥

Conspirantes

Éverton Ribeiro disse...

Nossa, eu morro de raiva quando comento nos blogs tudo a ver com o que eu li no post inteiro ai a pessoa entra no meu blog e coloca ' aaah, obrigado por passar pelo meu blog, volte sempre' kkkkkkkk, da vontade de matar a pessoa na moral, isso é uma puta demonstração de falta de interesse, é horrivel! né?

http://fugindodarotina.com/

camyli alessandra da silva disse...

Lavou a alma!!! só fui sentir oque realmente eu queria com o blog no meu segundo blog escrevo para expor minhas opiniões para contar sobre as mazelas no maior estilo "my dear..." e os blogs que visito com frequencia tem esse estilo e conteudo.

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.