30 de jul. de 2012

A saga de Júlio Verne

UPDATE:  Vou demorar um pouco a postar, pois estou sem acesso à internet (só dá para mexer pelo iPhone, então não é muito bom), se der comentarei em alguns blogs por aqui mesmo. Obrigada!
Primeiramente, obrigada a todos que me desejaram os parabéns ontem - que foi meu aniversário de catorze anos - aqui e nas redes sociais, vocês são demais!
Sou dessas que adora histórias de aventura, cada uma me inspira mais que outra e assim vai. Amo ler uma história e sentir na pele o que a personagem está sentindo. Amo ainda mais ver o que a personagem está sentindo e observar cada expressão dela, me desesperar junto dela. Então foi procurando por filmes assim, que encontrei Viagem ao Centro da Terra e Viagem 2: A Ilha Misteriosa. E é claro, assisti e gostei muito. Mas não vim falar somente o que achei, vim compartilhar um pouco da história inspiradora e excitante de cada filme.


Bem, eu já tinha lido sobre Viagem ao Centro da Terra mas nunca parei para saber mais da história. Lembro-me que na sexta série (digo, sétimo ano) estudei um pouco as obras de Júlio Verne no colégio. Mas depois de assistir o filme, passei a admirá-lo. Ele era um escritor francês do século 19. A sua primeira grande obra - chamada Cinco Semanas em um Balão - foi publicada em 1863, e a partir daí, passou a publicar várias outras grandes histórias. Ele era famoso por sua excentricidade passada nas histórias, e por ser um grande aventureiro a ponto de viajar em balões e submarinos. Mas vim falar sobre o filme, que foi o que me deu interesse em saber mais sobre ele, e marcar como "Vou ler" seus livros no perfil do Skoob (que por sinal foram vários). Ok, provavelmente há várias outras versões de Viagem ao Centro da Terra no cinema, mas quis assistir essa, que parece mais atual. O filme conta a história de Trevor Anderson (Brendan Fraser), um cientista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Ele decide descobrir o que aconteceu com seu irmão Max, que simplesmente desapareceu em uma de suas aventuras. Então leva seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) consigo para uma viagem à Islândia para descobrir se existia, afinal, um caminho que levasse ao centro da Terra. Ao chegarem lá, pedem ajuda à guia Hannah, que os leva ao local desejado. Porém com imprevistos, ficam presos numa caverna, e após muito andarem, vão parar no desejado centro da Terra, um lugar maravilhoso e bem exótico. O lugar é cheio de rochas diversificadas (magnéticas, sedimentares, etc) e espécies novas. Todo o pânico do trio é sentido, já que eles precisam voltar para o "lugar normal" da Terra antes que a temperatura esquente a ponto de queimá-los com o magma vulcânico. Logo Trevor nota que estão vivendo toda a aventura narrada no livro de Júlio Verne (Viagem ao Centro da Terra). Você aprende muito assistindo ao filme, já que se trata de ficção científica e tem muito sobre Geologia, é uma "aula divertida".



A Ilha Misteriosa é também um dos famosos livros de Júlio Verne. No filme, Sean já está crescido mas continua lendo os livros de Júlio Verne, então ele recebe uma mensagem em códigos e junto com o padrasto, a decodifica. Então é aí que ele descobre que a mensagem pode ter sido enviada pelo seu avô que está desaparecido há dois anos. Junto com o padrasto - que está descrente da tal Ilha Misteriosa - eles vão em busca do avô para descobrirem se a suposta ilha realmente existe. Lá eles descobrem um novo mundo, onde há muita beleza - e perigo - natural. O segundo filme se diferencia do primeiro por ser menos misterioso e mais paradisíaco. Em Viagem ao Centro da Terra você se depara com cenários psicodélicos e misteriosos, já no segundo você vê uma selva. Porém uma selva bem estranha. Lá os animais pequenos ficam grandes, e os grandes, pequenos. O que permite que eles segurem um elefante na mão ou peguem carona com uma abelha, por exemplo. Assim como o primeiro, eles lutam pela sobrevivência (afinal essa é a essência da saga), precisam de poucas horas para encontrarem o Submarino Nautilus e poderem voltar para o "mundo normal", caso contrário, vão morrer todos afogados com a inundação da água.

***

Bem, posso dizer que os filmes são incríveis. Passam muito mais da escala de "assistível", valem muito a pena. E claro, ainda não li os livros de Júlio Verne mas um dos meus desejos é lê-los. Devem ser incríveis, até porque seus livros são clássicos da literatura.

E você, o que acha?

25 comentários:

Ana Teles disse...

Já assisti Viagem ao Centro da Terra e achei o filme muito bom mesmo. Não vi ainda A Ilha Misteriosa, mas quero muito ver. A história em si, parece ser bem interessante e criativa, segundo o que você disse. Adoro filmes e livros de aventuras. Prefiro filmes, pois não gosto de ler. Ah, muito obrigada por seguir meu blog e visitar, visite sempre o GQ, é uma honra te ver lá <3

Beijos,
Anna
http://garota-queen.blogspot.com/

Moda & Design disse...

Ainda não vi nenhum dos dois filmes, mas depois desse post irei ver. Julio Verne, esse nome me chamou atenção tem mais livros dele?
beijos

Duda Almeida disse...

Awn, eu já ouvi muito sobre os filmes. Passou Viajem ao centro da terra no SBT esses dias, mas não consegui olhar:(
Ótima dica, beiijos*-*
http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

Isabel disse...

gostei bastante do filme, apesar de ser uma adaptação nem um pouco fidedigna ahaha mas a ideia principal permanece...

Camilla ♥ disse...

Júlio Verne parece ser ótimo mesmo, mas deve ser o tipo de livro que é melhor ler do que ver adaptação de cinema.

Meu blog está de volta com layout novo e post novo *-* Confere lá!

Bjonas e fique com Deus <3

Camilla Martins - http://sugar-dance.org

Jeniffer Yara disse...

Hey, Júlio Verne é um clássico, mas eu não sabia disso até o começo do ano,rs. Só assisti ao primeiro filme, e claro, gostei muito, espero ler os livros dele, com certeza ele é um gênio por ter criado esse mundo fantástico! E também quero assistir ao segundo filme <3

Beijos ><

Carol Oliveira disse...

Sempre ouvi falar do Julio Verne e de suas aventuras fantásticas, mas me envergonho de não ter lido nada dele ainda, e nem assistido os filmes. Mas vou fuçar a biblioteca aqui o mais rápido que puder, ainda mais depois do seu post.

Beijo,
muggle-world.blogspot.com

Camilla ♥ disse...

Awwwww, obrigada pelo elogio do theme, gaga linda xD

Awwww, e obrigada pelo elogio em relação ao post, eu gosto muito de expressar as minhas opniões, acho importante!

Bjos e fique com Deus!

Camilla Martins - http://sugar-dance.org

Luan disse...

Oi quer concorer a um tablet? Então corra e participe do sorteio que eu estou fazendo!http://luan-crazyinhtml.blogspot.com/

Nathalia disse...

Não sou muito de assistir filmes de aventura, na verdade sempre fui muito viciada em romances e comédias românticas. Mas parece ser bem legal a história, e eu estava justamente procurando um filme diferente pra assistir. Vou ver se assisto esse filme. :)

Beijos, Nathy

http://mmeninices.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Então parabens atrasado acabei de conhecer o blog.
Lili
www.tititidaalycia.blogspot.com

A M A N DA M O N TT disse...

Desses eu vi esse filme viagem ao centro da terra a uns tempos (no cinema SHAUSHAUSH) e gostei bastante, não li ainda, e esse outro n conhecia.
Beijos ♥

Conspirantes

Anônimo disse...

Nunca tinha ouvido falar, mas deve ser muito interessante, gosto de filmes assim.
http://www.senhoritaliberdade.com

Lais disse...

Eu nunca tinha me interessado por esses filmes, só pelos livros, mas agora que você falou, até que me deu vontade de assistir :3
Ah, no "Poderá também gostar de:" tinha um post com o nome "The Maine - Pioneer". Fui no show deles semana passada. Morri de saudade e quero voltar no tempo, como faz? HAHAHA :(
Xiricutico.blogspot.com

Elcimar Reis disse...

Wwon**. Me perdoe, ontem não tive condições nenhuma de conectar à internet, sem no dia 29! Mas meu PARABÉNS, beeeem atrasado!.. Eu já assisti esse filme, assim como você, pensando na emoção de sentir o que o personagem sentiu, já assisti os dois filmes, amo ambos, amo a história, ela nos faz fazer aquela singela pergunta (Será que existe mesmo?).. Amooo demais!

O Acesso Permitido está comemorando o início do seu Aniversário, visite, e conheça o FAAP!..
Acesso Permitido - FAAP

Gabriela Oliveira disse...

Nunca assisti esses filmes. Já ouvi várias pessoas falando sobre eles, mas nunca me interessei. Parecem serem bem legais :)

http://modicesdemenina.blogspot.com.br

Renata disse...

Já assisti os dois filmes e adoro eles, sempre fui meio apaixonada por coisas excêntricas, e Viagem Ao Centro da Terra é o melhor, depois você fica com aquilo na cabeça de "será que é real?"... Um dia eu descubro, haha.

Nizer Fontoura disse...

Parabéns atrasado!!!
Seu blog é perfeito!!!
Amei o post,a história parece ser super legal,agradeço a indicação,fiquei com vontade de assistir


Flights and Dreams
www.flightsanddreams.com

Bruna Castro disse...

Tem selinho para você lá no meu blog, passa lá.

Bjs,Bruna

http://bruhh-castro.blogspot.com.br/

Camilla ♥ disse...

oi fofa!

Tem post novinho no meu blog, visita lá ;)

Bjonas e fique com Deus <3

Pam :) disse...

Eu tenho "Viagem ao Centro da Terra"(o livro) aqui em casa, e não gostei :s Achei detalhado demais e enrolado demais. Acabei ficando sem vontade de conheccer outros títulos do autor :/
Beijos!

qualquerlink.blogspot.com.br

Bianca Santos disse...

Não curto muito aventura,so tipo comedia romantica,e comedia
bom.pode retribuir
www.supercaprichada.com.br

Suliê Nascimento disse...

Eu assisti A ilha misteriosa, e achei incrível, a história, o elenco é demais... Tudo muito bem produzido (:

http://queridaborrecencia.blogspot.com.br/

Saula Cecília disse...

Olha, se você quer aprender geografia de um jeito muito legal e divertido, leia os livros do Júlio Verne. #fikdica Sério, eu aprendi muita coisa com os dois que eu li.. Sobre o mar, sobre a Índia, e um monte de outros lugares.
Enfim, eu já vi Viagem Ao Centro da Terra e é muito legal mesmo. Quando o filme terminou eu fiquei pensando "gente, e se isso existir mesmo?" E o Brendan Fraser.. ai ai, como eu queria que ele fosse meu professor AUSHASU'

Beijo beijo!
Doces Sapatos de Veludo

#Meninas Lindas & Loucas# disse...

São tres filmes o primeiro é :vinte mil leguas submarinas
o segundo é: viagem ao centro da terra
o terceiro é : a ilha misteriosa 2

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.