3 de jan. de 2012

Um papo sobre domínio próprio


Se lembram de um dos meus posts antigos, que eu avisei que já estava com domínio próprio? [www] eu planejei explicar todos os processos de como botar um domínio próprio, mas infelizmente eu estava ocupada e só queria fazer um post rápido avisando que estava com o novo domínio. Então, eu fiz esse post para explicar um pouco sobre isso, eu sei que vocês sabem o que é domínio, é .com ou .com.br ou .net ou até só .br., mas muita gente não leva em conta as circunstâncias que se deve ter para optar por um domínio próprio. Eu sei que muitos blogs já falam sobre isso, mas eu como "experiente em domínios" resolvi falar sobre isso, afinal, muita gente só quer mudar para encurtar a URL, ou outras querem ter mais sucesso, enfim, continue lendo para esclarecer algumas dúvidas sobre isso.
Afinal, domínio próprio vale a pena?

Olha, na minha opinião vale muito. Notou que sempre que você vê um blog .com (ou de outro domínio), você passa a ter um certo respeito por ele? Claro que eu não quero desvalorizar os blogs que não têm, mas assuma, você sempre olhou diferente para um blog que tem um domínio próprio né?

E redirecionamentos e .TK, valem a pena?

Se lembram que antes de ter um domínio próprio eu sempre usava o .TK? O que acontece é que eu sempre odiei o .blogspot.com, sempre achei feio, mas não vou negar, achava feio também o .tk, porque não é redirecionamento, o favicon é diferente e o nome do blog fica com a URL do .tk (Só em alguns, no meu era assim. Mas não tem nenhum erro nem nada, funciona bem. Quanto à redirecionamentos, é difícil existir algum que preste bem, eu pesquisei muito sobre redirecionamentos, mas infelizmente o único que funcionou de vários só foi um: O rg10.net. Depois eu me deparei com um que funciona bem, que é o do Smartdots.com com vários subdomínios, para ver como se usa, acesse esse tutorial do blog The Diary Of Teens.

Quando devo optar por um domínio próprio?

Não tem regra certa, eu só acho que seu blog deve ter um bom número de visitantes e comentários, ou seja valorização e leitores. Não precisa ter mil e tantos seguidores, pois o sucesso do blog não é determinado pelos seus seguidores, e sim pelos seus leitores, afinal, tem muitos visitantes que seguem só para ganhar seguidores de volta mas não está nem aí pro blog. Então não fique pensando que só vale o número de seguidores, pois muitos blogs como o Trechy Teen ou o Cherry Bomb ainda não optaram por domínio e usam o mal bom e velho .blogspot.com.

E quanto ao valor?

Muita gente acha que o valor é absurdo e pensa "Não vale a pena gastar com isso", mas é muuuuito barato, eu até me impressionei com o preço. Claro que você tem que analisar o tipo de domínio, tipo se você usar o do Blogger ou o do Wordpress é mais caro, então eu não aconselho usar o domínio do próprio site, pois é bem mais caro. Use um por fora, como o UOL Host (que foi o que usei) ou o Registro.br por exemplo. Mas o do UOL Host é apenas R$14,99 para .com e R$29,00 para .com.br por ano e não por mês, ou seja você quase não gasta.

E quanto à hospedagem?

Uma coisa que eu achava, era que precisava assinar a hospedagem também, mas eu estava enganada, o próprio blogger já oferece esse serviço (E acho que o Wordpress também). É só no blogger, você ir usar a interface antiga, ir em Configurações >> Publicação >> E preencher a opção 'seu domínio' com seu novo domínio, depois escrever a confirmação de palavras e salvar.

É complicado?

Ah, isso foi o que eu mais temi antes de optar pelo domínio. Achei que precisava de várias coisas e etc. Mas é super fácil, fácil até demais, isso graças aos maravilhoso tutoriais que vi que me ajudaram. Quer ver como é? Vá no tuto do blog Devaneios de uma garota ou o do Diário de um garoto

E então, gostaram das dicas?

Ah, só mais uma coisinha, por favor gente, votem em mim no concurso do blog Nós Na Gravata, ele serve para votar no melhor look, acho que o meu está bom, então por favor votem, cliquem aqui para votar, ficarei muito agradecida ^^

10 comentários:

Marcinha disse...

olha, eu quero muuito ter o dominio .com mas sei lá, igual a vc estou meio insegura rs. Já que vc usou e aprovou estou mesmo pensando em usar o uol host :/ tomará q dê certo rs.
Aaa e muuito obrigada por indicar a postagem do blog na postagem amor <3
Beijos
TDiaryofteens.blogspot.com

Jaque disse...

Ótimas dicas, serão bem úteis! Também estou pensando em mudar o meu, mas não sei se continuo com o blogger ou wordpress.
Xoxo

Quinze Desejos

Roberta disse...

não sei se foi pela minha experiência a anos com blogs, mas eu não achei complicado depois que resolvi comprar meu domínio (o que foi um grande feito), passei 6 ano da minha usando Blogspot, Zip.Net, Freetzi ... realmente, depois que adquiri meu domínio passei a ter visitantes assíduos ^^

Maria Lua disse...

Eu tenho muita vontade de ter um dominio, acho que esse ano eu consigo rsrs!
http://perfeitateen.blogspot.com/

Jaque disse...

Flor, te mandei um e-mail, pelo formulário de contato respondendo sua pergunta.
Xoxo

Anônimo disse...

O meu pai tem um site pelo wordpress, e ele paga em cada 3 meses a hospedagem e por ano uns 40,00 pelo dominio. Dai eu fiz pelo blogger o meu blog, e ele achou muito melhor. Ahn, obrigada por seguir o meu blog, e estou seguindo o teu de volta.
Bia
morangoredondo.com.br

Julia disse...

Pra mim só faz diferença na divulgação, vou pensar nisso...

Éverton Ribeiro disse...

eu já tive vários blogs e sites e já tipo dominio pago e dominio gratuito e admito que não vi muit a diferença além do 'status' de ter um dominio pago, enfim, cada um tem as suas preferencias né, porque exites blogs com dominio gratis que são melhores que os pagos! Como sempre eu amando seus postos, parabéns! Amei o novo visual também.

Unknown disse...

que bom ja minha irmã me disse que não ira colocar pra mim agora porque vai que eu desista né!As dicas foram boas e quem sabe eu também um dia não realizou este meu sonho http://mesintodiva.blogspot.com.br/

Unknown disse...

e o blogger e um pouco ruim que precisa digitar o www fui perceber isso hoje http://mesintodiva.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.