22 de nov. de 2011

Escrita, vale investir?

139284424_large

Hoje em dia, o que mais vejo nos blogs são lindos textos. Mas muitos escritores de blogs às vezes não pensam na escrita como algo sério e sim como uma distração. Na minha opinião, se você só escreve por prazer, tudo bem, guarde isso para você, mas se você quer mostrar ao mundo o seu talento, por favor não saia por aí escrevendo na internet todos os seus contos, pois sempre tem um espertinho lá para te plagiar. Se você quer escrever um conto especialmente pra internet tudo bem, mas publique como web fic.


>>Como e quando começar a escrever?

Na minha opinião (Não só minha, mas de muitos escritores) não existe data certa para começar a escrever nem modo. Se a ideia surgir, simplesmente a anote num bloco de papel, e depois digite (Ou separe um caderno só para isso), daí vá lendo e relendo e corrigindo o que você escreve até achar que está bom. Evite sempre erros de português e linguagem informal. Sempre mostre para os outros para eles avaliarem, afinal, o seu gosto não é o mesmo das outras.

>>Como publicar?

Olha, não pense que publicar um livro é tão fácil assim hein. Muita gente faz sua própria impressão, suas próprias cópias e sai divulgando, como por exemplo o escritor brasileiro Eduardo Sohr que chegou a vender 4 mil exemplares de sua própria cópia (Eu o admiro muito por ter escrito um livro diferenciado desse padrão da literatura brasileira.). Mas uma coisa que não recomendo, é vender seu livro em sites-editoras porque acredite, não faz sucesso. E outra, para convencer a editora você deve escrever sobre um assunto que não é normal, tem que ser original, muito original, e não vale mandar para só uma editora, mande para várias.
Agora vem a pergunta: Como mandar? Olha, eu acho melhor mandar digitado (É óbvio) e encadernado mas muita gente também aconselha mandar para o e-mail da editora, em anexo no word. Ah, comece devagar, não vá pensando em mandar logo para editoras famosas, como a Intrínseca, pois é difícil aceitarem. Ah, se quiser, confira esse site com uma lista de editoras universitárias.

>>E o plágio?

Ah amigo, não é porque não envolve internet que você não tem perigo de ser plagiado, acho que até assim é mais fácil a editora pegar a sua ideia (Acredite, muitas fazem isso). Então, o processo de defensão dos seus direitos autorais é muuuito longo, primeiro você tem que acessar o site da Biblioteca Nacional para se informar.

Então, vamos começar a praticar? Não pense em desistir, não é por que você acha muito trabalhoso ou porque você já enviou pra uma editora e ela não aceitou que você tem que afundar seus sonhos. Se você quer muito ter seu livro publicado, vale correr atrás!

13 comentários:

Julia disse...

Quero escrever pra valer, acho que esse é o meu dom!

Camila Carvalho disse...

Adoro escrever, o meu marco. Adorei seu blog, voltarei sempre =)
Beijos

garotambulante.blogspot.com

Éverton Ribeiro disse...

Amei o post, super informativo, ajuda principalmente aquelas que estão no começo e aqueles que pretendem criar um blog, e isso é muito interessante para as pessoas saberem como escrever e quais os cuidados se deve tomar para que não cause problemas futuros.

Unknown disse...

Muito boa mesmo a Dica, fiz até um post com uma Dica dessa, isso é muito importante para o Blogueiro.
*-*

Ecleticus

Isabela Godoy disse...

Ahh... Eu li o post todo, concordo com você na parte do plágio, tem muita editora que faz isso, eu acho ridículo ._. meu sonho é ser escritora, todo mundo fala que eu tenho talento, *0*
Obrigada pela visita, <3
Tem post novo no blog , amr.
Beijos,
Tendências Teens || Curta-nos no facebook!

TRodrigues disse...

Adorei as dicas eu mesmo adoro escrever contos ou melhor eu chamo de dilemas
http://perfeitinha-blog.blogspot.com/

 Carolina G. disse...

Eu adoro escrever, mas é mais por diversão, e muitas vezes não é nada que eu queria colocar no blog, pois com o tumblr já sofri um pouco de plágio, então perdi o encanto de divulgar.. Mas eu adoro ler nos outros blogs, e como você falou, quem quer disso uma carreira, deve tomar cuidado com as cópias.
Adorei o post flor, e foi bem diferenciado do que costumamos ver em outros blogs! Desculpa se dei uma sumida daqui, mas era por causa das provas, prometo voltar aqui sempre agora!
Beijos.
http://a-crossthestreet.blogspot.com/

lukas disse...

que blog Liindo ♥
seguindo , espero que segue de volta
http://portaldisturbiablogger.blogspot.com/

Luh Siglindes disse...

obrigada, aqui também tá lindo, também concordo que doi,espero nunca mais passar por isso :x , eu acho que vale a pena sim escrever pra valer, é um dom, antigamente eu escrevia muito ! textos e poemas eram as minhas paixões, hoje em dia pela falta de tempo parei um pouco, mais tenho muita vontade de continuar http://fashionscream.blogspot.com/

lia disse...

Eu tenho muita vontade de escrever um livro, ou simplesmente uma web completa, mas nunca consegui. Só que ainda vou continuar tentando, um dia eu consigo!
www.bombadecereja.tk

Larissa « disse...

Tenho sim vontade de escrever um livro, tenho algumas idéias, mais nunca acho as palavras certas para começar e acabo desistindo.
Beijão.
http://minhaanatomiablog.blogspot.com/

Pedro Cordeiro - DG disse...

Uau! Muito bom seu post ! pena q não gosto e nem sou bom para escrever textos :{

alinestechitti disse...

Que coisa lindo o teu blog, eu gosto mto de escrever talvez queira conhecer um pouco do meu trabalho http://umarockstar.blogspot.com/

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.