26 de out. de 2011

Decidindo meu futuro - Jornalismo

Tumblr_licg73atwx1qhgu3ko1_500_large

Eu me lembro de quando eu era pequenininha e me perguntavam "O que você quer ser quando crescer?" , na época você podia ser qualquer coisa, médica, professora, modelo, até babá! Mas aí você vai crescendo e vendo que nem tudo é tão fácil como parece, que a cada dia que passa estamos próximos do amanhã. Eu desde pequena queria ser médica em alguma área, sempre gostei muito de medicina, mas aí fui percebendo que eu tinha um jeito pra ser jornalista, e ainda, quis ser professora de universidade pois eu curto muito ensinar as pessoas.  E você já pensou no que vai seguir na vida? No que vai ser formar? Criei essa TAG "Decidindo meu futuro", pra te deixar informada sobre  o curso que quer fazer, os prós e os contras, então, vou estrear essa tag com a profissão Jornalismo, que é uma profissão tão desejada pelos blogueiros e escritores.


 O jornalista pode trabalhar tanto com matérias pra jornais de TV quanto com matéria de jornais normais e revistas. Imagina você ser colunista em uma revista famosa ou um jornal super conhecido? Deve ser fantástico.
  Atualmente, o mercado de trabalho mais cobiçado é o da mídia digital, é muito importante você estar por dentro de novidades tecnológicas, a pessoa pode buscar oportunidades em portais, revistas on-line, sites de empresas e etc. O profissional que optar se especializar em uma área determinada (Moda, textos, tecnologia, ciência, saúde e etc.) pode trabalhar em um só setor seja mídia digital ou mídia impressa. As grandes oportunidades se encontram no Sudeste
Salário Inicial: R$ 1.833,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.075,78 (assessoria de imprensa na capital) <

Katherine+8_large

As matérias básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Matérias específicas também compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. Os alunos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para receber o diploma. Já o estágio, embora não seja obrigatório, é recomendável, pois pode abrir portas no mercado de trabalho. O curso dura em média quatro anos. 

O que eu posso fazer?

Comunicação digital multimídia

Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.

Comunicação empresarial

Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.

Edição

Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. Em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons numa mesma fita para dar forma final a documentários e noticiários.

Fotojornalismo

Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.

Reportagem

Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.

Minha opinião: Acho muito legal essa ideia de ser jornalista, como eu disse antes, deve ser incrível você ser jornalista de um site famoso, uma revista famosa ou um jornal, e ter sua própria coluna. Mas assim como toda profissão, você tem que correr muito atrás, fazer tudo bem feito, ter um português impecável e saber se expressar. Mas se você realmente tem vocação pra isso, acho que não tem nada a perder!

11 comentários:

Brenda Palma disse...

Com certeza deve ser uma profissão muito boa, eu não sei em que profissão seguir sou muito indecisa...
Flor que fez teu layout?

Beijos
@tudodmenina
http://tudodmenina.blogspot.com

Unknown disse...

Jornalismo deve ser bom, mas não faz meu tipo. ai eu tenho que decidir o que eu qro da vida kkk
talitafgirl.blogspot.com

Anônimo disse...

ah todas as respostas foram boas, foi muito difícil escolher :/ obrigada por participar viu lindona♥

Éverton Ribeiro disse...

Então vamos nos encontrar na faculdade de jornalismo ? kkkk, adoro jornalismo, *-*

lia disse...

Admiro muito a profissão de jornalista, mas não tenho tanta vontade de ser uma. Adorei o post!

www.bombadecereja.tk

A M A N DA M O N TT disse...

Desculpa a demora, suhasuha", não tinha começado a responder os comentários :P
Seguindo, oks? ;)
Beeijos

http://conspirantes.blogspot.com

Brenda Palma disse...

Ficou lindo, parabéns...
Você faz layouts para outros blogs, que tipo eu não saco nada sobre design..

Beijos
@tudodmenina
http://tudodmenina.blogspot.com

Unknown disse...

Ser jonalista deve ser assim, meio que bom.. nao sei direito né, não fiz ainda. pretendo fazer direito ou web designer.. RAW

Ecleticus

MireliSantana disse...

Pra quem ama escrever, deve ser bom de fazer! Mas a area é difícil, qualquer critico pode fazer o trabalho de um jornalista! :/
beijos :*

www.desneurando.net

Julie Duarte disse...

Também quero ser jornalista *-* O problema é que hoje em dia nem precisa mais de faculdade pra exercer o cargo :/

Gleanne disse...

Respondendo o que a Mirela falou: Jornalismo não é difícil, basta ter vocação e não é um crítico que vai fazer o mesmo trabalho de um jornalista, pois todos nós somos críticos, mas nem todos somos jornalistas. E Julie Duarte, é verdade, infelizmente a faculdade não é obrigatória mas se você for formada em jornalismo seu salário será maior e se fizer pós-graduação será maior ainda.
Eu serei jornalista se Deus quiser, parabéns pela escolha Manu, beijos.

Postar um comentário

Só comente quando saber pelo menos 10% do post e escolha a opção "Nome/URL". Ah e não aceito selos/tags e nem parceria. Obrigada pela visita.